A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO

Mostrar registro simples

dc.contributor.author ROCHA, RUDIMAR ANTUNES DA
dc.contributor.author YAMAMOTO, BEATRIZ YURI
dc.contributor.author VIEIRA, LUCAS FUNARO
dc.contributor.author TCHOLAKIAN, NATACHA
dc.contributor.author ROCHA, JACITA MANFIO DA
dc.date.accessioned 2012-11-01T17:10:39Z
dc.date.available 2012-11-01T17:10:39Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96859
dc.description.abstract A história e evolução da humanidade estão diretamente associadas às exigências do mercado de trabalho. Esta inter-relação tem se fortalecido, nas últimas duas décadas, com o advento de novas tecnologias de informações e a globalização da economia que desencadearam várias transformações no mercado de trabalho. Esses fenômenos sociais têm criado novas exigências na formação profissional dos futuros administradores, pois eles necessitam se preparar de forma diferenciada para encarar os desafios profissionais. Para entender este fenômeno social, realizou-se uma pesquisa com objetivo de analisar como estão se preparando para o mercado de trabalho os alunos do Curso de Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (CAD-UFSC). As variáveis analisadas foram: perfil sócio-profissional dos entrevistados, expectativas e perspectivas de inserção ao mercado de trabalho e desafios extracurricular como: fluência em outros idiomas, intercâmbios estudantis, experiências profissionais complementares inerentes as expectativas profissionais. O estudo de caso classifica-se como descritivo e seu delineamento foi o levantamento. O universo da pesquisa foram os alunos do CAD-UFSC e a amostragem constituída por 212 alunos matriculados da quinta até a nona fase na modalidade presencial, diurno e noturno, do referido curso. A coleta de dados foi feita em agosto e setembro de 2010, através de um questionário semi-estruturado. O tratamento foi predominantemente qualitativo. Os resultados apontam as seguintes pretensões profissionais dos entrevistados no término do curso: abrir o próprio negócio, participar de processos de trainees e fazer concurso público. As deficiências apontadas pelos entrevistados foram: não terem realizado intercâmbios estudantis; não terem desenvolvido atividades extracurriculares como pesquisas, palestras e viagens técnicas; e, pouca experiência profissional em estágios ou empregos, mesmo que a maioria dos entrevistados já tenha duas experiências profissionais com os objetivos de aprendizado e de remuneração financeira. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title A PREPARAÇÃO DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PARA O MERCADO DE TRABALHO pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
A PREPARAÇÃO DO ... ÃO DA UNIVERSIDADE FED.pdf 777.2Kb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar