PERCURSO PARA A META-AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS: OS CASOS DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E MÉXICO

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PERCURSO PARA A META-AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS: OS CASOS DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E MÉXICO

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dc.contributor.author EHRHARDT, GIOVANI
dc.contributor.author PEREIRA, MAURÍCIO FERNANDES
dc.contributor.author MICHELAN, LUCIANO SÉRGIO
dc.date.accessioned 2012-11-01T16:57:31Z
dc.date.available 2012-11-01T16:57:31Z
dc.date.issued 2010-12-08
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96846
dc.description.abstract As exigências que se impõem no mundo contemporâneo, na sociedade do conhecimento, requerem que os países conquistem a democratização do acesso à educação superior de qualidade. Portanto, com a finalidade de aprofundar as pesquisas que direcionam a educação no sentido da qualidade, o estudo teve como objetivo: Analisar o percurso para metaavaliação na educação superior em países Latino- Americanos, nomeadamente Argentina, Brasil, Chile e México. Tendo como conceito que meta-avaliação pode ser entendida como um meio para assegurar e comprovar a qualidade da avaliação na educação, a pesquisa foi desenvolvida. Deste modo, para responder ao problema pesquisa, o procedimento metodológico adotado foi eminentemente de cunho exploratório e descritivo do caso, em cada país. Ao concluir a pesquisa, tem-se como resultado um percurso racional, com datas que estão dispostas em uma seqüência lógica em todos os países da pesquisa, e que o Percurso para a Meta- Avaliação da Educação Superior compõe-se em: Criação, Expansão, Regulação, Avaliação e Meta-avaliação – CERAM, independente das condições a que são submetidos e, sobretudo, das datas em que ocorrem. Enfim, obteve-se como resposta que: O percurso para a meta-avaliação na Argentina, Brasil, Chile e México tem sido – salvaguardado o ritmo e especificidades dos eventos, condicionados por um ambiente social, econômico e político distinto – caracterizado por macro-fases, que se compõem em cinco momentos CERAM da Educação Superior. Portanto, obedecendo a um amadurecimento lógico e natural de cada sistema educacional. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher INPEAU pt_BR
dc.title PERCURSO PARA A META-AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR EM PAÍSES LATINO-AMERICANOS: OS CASOS DA ARGENTINA, BRASIL, CHILE E MÉXICO pt_BR
dc.type Article pt_BR


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