A representação semiótica como ponto de pesquisa:análise de trabalhos do III congresso internacional de ensino da matemática

DSpace Repository

A- A A+

A representação semiótica como ponto de pesquisa:análise de trabalhos do III congresso internacional de ensino da matemática

Show full item record

Title: A representação semiótica como ponto de pesquisa:análise de trabalhos do III congresso internacional de ensino da matemática
Author: Siridakis, Tatiane
Abstract: O presente trabalho tem como objetivo principal analisar as pesquisas divulgadas nos Anais do III Congresso Internacional de Ensino da Matemática que utilizaram o tema Registro de Representação Semiótica como metodologia de pesquisa, a fim de contribuir com o estado da arte para a Educação Matemática neste campo de pesquisa.Foram utilizados, primeiramente, os resumos e, uma vez identificado as pesquisas, os textos foram lidos e analisados em sua íntegra. Sabendo que a noção de Registro de Representação Semiótica trata do emprego de signos e que tem importância fundamental para o aprendizado, e que sua utilização é necessária para a aprendizagem matemática, as pesquisas têm valorizado esta temática no âmbito da Educação Matemática. Isso leva à questão de como essa noção vem sendo utilizada e como ela se faz, ao mesmo tempo, metodologia de ensino e de pesquisa. Verificou-se que sete trabalhos apresentados no Congresso utilizaram a noção de representação semiótica em suas pesquisas concluindo que os alunos têm maior facilidade de interpretação, análise, entendimento e compreensão dos conteúdos matemáticos ensinados quando trabalham com diversos registros de representação semiótica.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96745
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View Description
Tatiane.pdf 323.9Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar