Etnomatemática: a matemática na cultura indígena

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Etnomatemática: a matemática na cultura indígena

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caldeira , Ademir Donizeti .
dc.contributor.author Andrade, Leila de
dc.date.accessioned 2012-10-30T17:13:45Z
dc.date.available 2012-10-30T17:13:45Z
dc.date.issued 2008
dc.date.submitted 2008
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96632
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. pt_BR
dc.description.abstract O cotidiano da imprensa mostra que os índios brasileiros estão sendo explorados comercialmente e violentados culturalmente. Devemos buscar uma educação matemática que não perpetue esta violência cultural, mas sim, que respeite a visão de mundo, os valores, linguagem, sentimentos, ações e desejos deste povo, ou seja, numa escola indígena deve ser implementada uma proposta pedagógica baseada em etnomatemática. Numa tentativa de análise, tendo como referencial teórico, em especial, as idéias de D'AMBROSIO, pudemos inferir que há muitas resistências à uma proposta pedagógica etnomatemática, tanto por parte dos educandos quanto da estrutura escolar como um todo. Resistências relacionadas às expectativas e concepções dos educandos e ao status instituído na estrutura escolar. Inferimos, também, que uma proposta pedagógica etnomatemática pode apresentar grandes contribuições às relações de ensino e aprendizagem de matemática. Entretanto, antes, os meios necessários a essa proposta devem ser construídos entre educador, educando e estrutura escolar, relevando as expectativas dos educandos acerca da matemática e de seu processo pedagógico e, também, como eles vêem/entendem a sua realidade sociocultural. pt_BR
dc.format.extent 46 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Índios pt_BR
dc.subject Educação matemática pt_BR
dc.subject Etnomatemática pt_BR
dc.title Etnomatemática: a matemática na cultura indígena pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Leila_de_Andrade.pdf 411.5Kb PDF Thumbnail pdf

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar