O baixo rendimento dos alunos de matemática do 1º grau e a formação dos seus professores

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

O baixo rendimento dos alunos de matemática do 1º grau e a formação dos seus professores

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silveira, Nícia L. D.
dc.contributor.author Galiazzi, Alexandre Balduíno
dc.date.accessioned 2012-10-30T15:40:25Z
dc.date.available 2012-10-30T15:40:25Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96609
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho procura respostas e caminhos que levem a um melhor aprendizado dos alunos e pergunta se os professores têm influência no baixo nível de aprendizado dos alunos, em especial de primeiro grau das escolas particulares. Buscou-se focar as instituições privadas, porém percebe-se que o problema abrange também, e talvez com ainda mais força, as instituições públicas. Os professores entrevistados responderam de acordo com as suas vivências ao questionário aplicado. Este questionário era composto de nove questões, sendo oito de múltipla escolha e uma aberta. Os resultados mostraram que ainda há muito a melhorar, principalmente no que diz respeito aos professores gostarem de lecionar Matemática. Existe também uma grande diferença no que diz respeito à formação dos professores de 5ª a 8ª séries para os de 1ª a 4ª séries. Enquanto a maioria dos professores de 1ª a 4ª séries não possuem curso superior, quase a totalidade dos professores de 5ª a 8ª séries possuem ou estão cursando a Universidade. Este dado, unido à falta de afinidade com a Matemática de alguns profissionais, talvez sejam os grandes desafios a serem superados. O professor deve saber aonde quer chegar com determinado assunto, dominá-lo e, principalmente, gostar do que faz. Para ser um instrumento facilitador da aprendizagem, é necessário que ele consiga atrair a atenção dos seus alunos e, para isso, é muito importante fazer a relação entre os assuntos estudados e o cotidiano. Quando o assunto é abordado apenas subjetivamente, torna-se difícil de entender. Agora, quando o aluno vivencia a situação, o aprendizado ocorre de forma mais natural. Este é o trabalho do professor e, para que ele consiga isto, é preciso que ele tenha sido bem preparado e orientado. Isto ele encontrará se fizer um bom curso superior. pt_BR
dc.format.extent 34 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.title O baixo rendimento dos alunos de matemática do 1º grau e a formação dos seus professores pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
Alexandre_Balduino.pdf 478.6Kb PDF Thumbnail PDF

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar