Aplicação de técnicas de dobraduras no ensino de conteúdos de geometria
Mostrar registro completo
Título:
|
Aplicação de técnicas de dobraduras no ensino de conteúdos de geometria |
Autor:
|
Andrade, Clair de
|
Resumo:
|
O presente trabalho apresenta um método de ensinar e aprender Matemática através do origami, enfatizando os conceitos geométricos embutidos na construção dos modelos. Destaca-se a construção do origami como uma ferramenta que pode ser explorada no processo de ensino-aprendizagem, a fim de tornar o ensino da geometria mais interativo e motivador. Para tanto, percorreu-se, ao longo da pesquisa, aspectos referentes à origem deste processo, ao tipo de papel empregado na confecção do origami, assim como algumas regras gerais que devem ser obedecidas para, através das orientações gráficas, desenvolver um modelo de qualidade, utilizados cotidianamente ou não. Busca, através de uma aplicação prática, observar se a utilização desta ferramenta no ensino de geometria proporciona uma experiência maisinovadora, motivadora e prazerosa. |
Descrição:
|
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
URI:
|
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96593
|
Data:
|
2008 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo