Exclusão e inclusão da geometria no ensino fundamental
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Silveira, Nícia L. D. da |
|
dc.contributor.author |
Kusma, Cristiani Maria |
|
dc.date.accessioned |
2012-10-29T13:54:54Z |
|
dc.date.available |
2012-10-29T13:54:54Z |
|
dc.date.issued |
2004 |
|
dc.date.submitted |
2004 |
|
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96559 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O ensino como um todo em nosso país requer algumas atenções por parte das autoridades competentes, mas se quer falar aqui em especial sobre a atual situação da Geometria no ensino fundamental. O fato é que a Geometria, mesmo sendo um conteúdo de grande importância para a vida do aluno, tem sido deixada de lado, justificada por inúmeros motivos como falta de tempo, o conteúdo fica no fim do livro, ou ainda, os alunos vem pra aula desestimulados. Este trabalho tomou como base para verificar o que tem sido feito em prol da inclusão da Geometria, o ENEM que é o Encontro Nacional de Educação Matemática, que ocorreu neste ano de 2004 e ainda a pesquisa que foi feita com 20 professores atuantes na área da Matemática em Florianópolis. A mesma confirmou os fatos já comentados e pesquisados por vários autores. 90% dos professores envolvidos concordam que a Geometria vem sofrendo um forte descaso e se mostraram preocupados com esta situação; 75% dos professores acreditam que os instrumentos como régua, compasso, esquadro e outros auxiliam muito o ensino de Geometria. pois acreditam que eles facilitam entender a questão tratada, o aluno pode visualizar a sua atividade, dá uma conotação de exatidão e capricho. Desta forma deram sugestões de melhorias, como criar uma disciplina de Desenho Geométrico, investir na habilitação do professor e desenvolver cursos especiais na área de Geometria. Isto mostra que existem muitas pessoas que não estão só preocupadas com a situação, mas estão sim trabalhando em busca do objetivo que é melhorar a qualidade das aulas de Geometria e torná-la mais presente. |
pt_BR |
dc.format.extent |
51 f. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject |
Geometria |
pt_BR |
dc.title |
Exclusão e inclusão da geometria no ensino fundamental |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar