Exclusão e inclusão da geometria no ensino fundamental

DSpace Repository

A- A A+

Exclusão e inclusão da geometria no ensino fundamental

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silveira, Nícia L. D. da
dc.contributor.author Kusma, Cristiani Maria
dc.date.accessioned 2012-10-29T13:54:54Z
dc.date.available 2012-10-29T13:54:54Z
dc.date.issued 2004
dc.date.submitted 2004
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96559
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. pt_BR
dc.description.abstract O ensino como um todo em nosso país requer algumas atenções por parte das autoridades competentes, mas se quer falar aqui em especial sobre a atual situação da Geometria no ensino fundamental. O fato é que a Geometria, mesmo sendo um conteúdo de grande importância para a vida do aluno, tem sido deixada de lado, justificada por inúmeros motivos como falta de tempo, o conteúdo fica no fim do livro, ou ainda, os alunos vem pra aula desestimulados. Este trabalho tomou como base para verificar o que tem sido feito em prol da inclusão da Geometria, o ENEM que é o Encontro Nacional de Educação Matemática, que ocorreu neste ano de 2004 e ainda a pesquisa que foi feita com 20 professores atuantes na área da Matemática em Florianópolis. A mesma confirmou os fatos já comentados e pesquisados por vários autores. 90% dos professores envolvidos concordam que a Geometria vem sofrendo um forte descaso e se mostraram preocupados com esta situação; 75% dos professores acreditam que os instrumentos como régua, compasso, esquadro e outros auxiliam muito o ensino de Geometria. pois acreditam que eles facilitam entender a questão tratada, o aluno pode visualizar a sua atividade, dá uma conotação de exatidão e capricho. Desta forma deram sugestões de melhorias, como criar uma disciplina de Desenho Geométrico, investir na habilitação do professor e desenvolver cursos especiais na área de Geometria. Isto mostra que existem muitas pessoas que não estão só preocupadas com a situação, mas estão sim trabalhando em busca do objetivo que é melhorar a qualidade das aulas de Geometria e torná-la mais presente. pt_BR
dc.format.extent 51 f. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Geometria pt_BR
dc.title Exclusão e inclusão da geometria no ensino fundamental pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Cristiani_Kusma.pdf 325.5Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar