Atividade envolvendo tipos de softwares educacionais

DSpace Repository

A- A A+

Atividade envolvendo tipos de softwares educacionais

Show full item record

Title: Atividade envolvendo tipos de softwares educacionais
Author: Lovis , Karla Aparecida
Abstract: O primeiro contato que tive com algum tipo de software educacional foi ao longo do curso de Matemática, habilitação Licenciatura, do qual sou aluna. Antes de entrar para a Universidade não conhecia e nunca tinha ouvido falar de softwares que pudessem auxiliar na construção do conhecimento, principalmente do conhecimento matemático. Das situações vivenciadas ao longo deste Curso, das matérias cursadas, do trabalho realizado no Laboratório de Estudos de Matemática - Lemat fui me interessando pelo assunto, e pude observar a necessidade de buscar novas metodologias para que o ensino se torne mais produtivo. A informática tornou-se uma necessidade no mundo em que vivemos, e a escola, na missão de preparar o indivíduo para a vida, sente a responsabilidade de não fechar os olhos para essa realidade. Para criar aulas de Matemática mais produtivas é preciso que as aulas correspondam às expectativas dos alunos. É preciso que os alunos construam o conhecimento de forma produtiva, prazerosa e contínua, e para isso o professor tem como aliado o computador. Mas, além dele, é necessário ter disponível um software adequado às atividades propostas pelo professor, de modo que possam ser atendidas as expectativas dos alunos e do professor. No ensino tradicional o aluno não é muito motivado a utilizar e descobrir métodos de aprendizagem diferentes, não é instigado a desenvolver o raciocínio lógico e abstrato, os conceitos são vistos de formas sistematizadas e que sejam fácil de decorar. Nesta situação, o professor fica quase que restrito à transmissão de conhecimentos sistemáticos. Para que a interação professor-software-aluno seja satisfatória os professores devem ter um conhecimento prévio dos softwares a serem utilizados para que possam propor atividades interessantes e que produzam resultados satisfatórios. O objetivo principal deste Trabalho de Conclusão de Curso é elaborar e apresentar algumas atividades com o auxilio computacional, usando alguns tipos de softwares comentados neste trabalho que possam contribuir no ensino-aprendizado de Matemática. Neste trabalho será apresentado um breve relato da história da informática na educação no Brasil, quais os benefícios que a informática pode proporcionar no ensino, baseados na pesquisa e opiniões de autores que escreveram sobre informática na educação e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e alguns tipos de softwares educacionais. Após este estudo serão apresentadas algumas atividades sobre conteúdos de Matemática utilizando alguns tipos de softwares educacionais, a experimentação de um tutorial em uma turma de cálculo B e por último, algumas considerações finais.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96557
Date: 2007


Files in this item

Files Size Format View Description
Karla.pdf 1.223Mb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar