Abstract:
|
Este trabalho tem a finalidade de discutir a técnica da erspectiva em obras plásticas com o intuito de pensar possibilidades de ensino. Para tanto inicia-se com as primeiras representações pictóricas feitas pelo homem, na Pré-História; discute-se este mesmo conhecimento nos povos da Mesopotâmia; analisa-se a arte bidimensional dos egípcios;adentra-se na civilização grega, refletindo sobre seu modo específico de utilizara perspectiva e as muitas contribuições de seus personagens; analisa-seainda, a representação da perspectiva no Império Romano e Bizantino, no povo árabe e seu mais fiel representante, Alhazen; Depois embrenha-se pela Idade Média, discutindo-se a arte Românica e Gótica. E, enfim, o Renascimento, com o retorno dos conhecimentos gregos e o auge da aplicação da perspectiva,analisando as descobertas, os experimentos e as realizações de seus exploradores na busca por mais conhecimento e aprimoramento das técnicas de representação. Mostra-se a vida de alguns homens que fizeram a história da perspectiva e suas contribuições, dentre eles Euclides, Alhazen, Giotto, Brunelleschi, Jan Van Eyck, Masaccio, Alberti, Della Francesca, Da Vinci, Dürer, Michelângelo e Rafael. E, finalmente, trataremos a técnica da perspectiva propriamente dita, mostrando os vários tipos e suas classificações, para pensar caminhos que possam contribuir para a educação, com questões interdisciplinares entre a Arte, a Técnica de Desenho, a História, a Matemática, entre outras. |