O Cabri Géomètre II como ferramenta no ensino de geometria em turmas de oitava série

DSpace Repository

A- A A+

O Cabri Géomètre II como ferramenta no ensino de geometria em turmas de oitava série

Show full item record

Title: O Cabri Géomètre II como ferramenta no ensino de geometria em turmas de oitava série
Author: Hermesmeyer, Luciana
Abstract: Como se sabe, a geometria é um dos mais antigos e importantes ramos da matemática. No entanto, esse conteúdo quase sempre é retratado nos últimos capítulos dos livros didáticos e muitas vezes é deixado de lado pelos professores sob a alegação de falta de tempo. E, quando o conteúdo é ministrado, é observado um amplo conjunto de definições impostas junto a exercícios repetitivos e pouco esclarecedores, muitas vezes não fazendo o menor sentido aos alunos. Para que uma aula de geometria torne-se interessante e produtiva é indispensável que se supere as expectativas dos alunos. O ideal seria que a construção do conhecimento fosse algo mais prazeroso e estimulante, onde o professor deveria dispor de diferentes meios que chamem sua atenção. Nesse sentido, faz-se necessário à utilização de bons livros textos que coloquem a geometria dentro da realidade dos alunos, além de materiais de apoio como sólidos geométricos, barbantes, régua, canudos, enfim, objetos do cotidiano aliados ao uso de microcomputadores como importante ferramenta no complemento das aulas. Entretanto, para que o uso do microcomputador seja eficiente, é necessária a utilização de softwares adequados para as atividades didáticas desenvolvidas. Existem atualmente no mercado diversos modelos de softwares, cada um com sua função específica, considerados instrumentos educacionais valiosos. Porém, para que esta integração professor-software-aluno ocorra de maneira satisfatória, é fundamental investir na formação contínua do professor. Dois livros têm se destacado no ensino da Geometria no Brasil, “Matemática Hoje É Feita Assim”, de Antônio José Lopes Bigode e “Matemática”, de Luiz Márcio Imenes e Marcelo Lellis. Por se tratar de autores contemporâneos e envolvidos tanto em uma forma de ensinar quanto na formação didática de novos docentes, diferentemente dos mais antigos, serão objeto de análise desse estudo mais adiante.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96499
Date: 2005


Files in this item

Files Size Format View Description
Luciana_Hermesmayer.pdf 663.3Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar