Experiência no ensino de trigonometria, utilizando os recursos do software cabri-géomètre II

DSpace Repository

A- A A+

Experiência no ensino de trigonometria, utilizando os recursos do software cabri-géomètre II

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Fernandes, Márcio Rodolfo
dc.contributor.author Vicente, Lisandra
dc.date.accessioned 2012-10-26T13:01:37Z
dc.date.available 2012-10-26T13:01:37Z
dc.date.issued 2005
dc.date.submitted 2005
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96491
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas, Curso de Matemática. pt_BR
dc.description.abstract Durante a prática docente, muitos professores já perceberam que somente os números não são suficientes numa aula de matemática. Para que os alunos tenham interesse e atenção nas aulas é necessário que se adote outras maneiras de ministrar, diferente das tradicionais. É necessário que o conteúdo seja apresentado ao aluno com aula expositiva e fixado com exercícios. Mas essa idéia de mudança de metodologia ainda é difícil para muitos professores. O comodismo ainda faz com que muitos não adotem outras maneiras, o que acarreta na deficiência do ensino-aprendizagem do aluno. Isso se dá também devido ao autodidatismo pedagógico imposto à maioria dos licenciados em matemática. E é analisando essa necessidade, de mudar a metodologia, que comprovamos a eficiência do uso dos computadores para o ensino de matemática. Estudos têm mostrado que seu emprego de forma adequada pode levar ao estabelecimento de uma nova relação entre professor e aluno, marcada por uma maior proximidade, interação e colaboração. Os recursos computacionais podem auxiliar a fixação dos conteúdos e estimular assim um maior diálogo entre professor e aluno. Por tudo isso, pensamos em fazer experiências com alunos do Ensino Médio, com o uso de recursos computacionais, utilizando como tema a trigonometria. Sobre o tema escolhido, alguns estudos mostram a dificuldade que muitos alunos têm em entender a trigonometria. Um exemplo que podemos citar é que muitos estudantes não conseguem entender que a medida do arco está diretamente relacionada com o ângulo central. Essas dificuldades podem ser observadas pelo professor em suas aulas. 8 Dentre os trabalhos que discutem o processo ensino-aprendizagem da trigonometria, muitos utilizam o computador em seu ensino. O recurso computacional utilizado foi o software Cabri-Géomètre II, software muito utilizado para o estudo da geometria. Assim, elaboramos uma seqüência didática com três atividades, sendo que a segunda foi dividida em duas partes. As atividades foram aplicadas em 16 alunos da segunda série do Ensino Médio de uma escola da rede particular de Santo Amaro da Imperatriz. Os alunos participaram das atividades em horário extra-classe. A aplicação das atividades ocorreu nos meses de fevereiro e março do corrido ano. O estudo dos resultados obtidos resultou na elaboração deste trabalho que contém três capítulos. O primeiro capítulo mostra as dificuldades dos alunos quando aprendem a trigonometria. São dados exemplos de erros freqüentes. Também é mostrado a história do software utilizado, o Cabri-Géomètre II. O segundo capítulo fala sobre o que é uma seqüência didática e a seqüência que foi utilizada. Aqui temos uma noção de como é importante ter uma seqüência didática, como facilita a preparação e a exibição da aula quando se tem uma seqüência a seguir. Por fim, o terceiro capítulo tem as aplicações e os resultados analisados através das atividades. Aqui podemos perceber como foi produtiva a implementação deste trabalho. Em anexo, estão as atividades utilizadas. pt_BR
dc.format.extent 60 f. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject Matemática pt_BR
dc.subject Estudo e ensino pt_BR
dc.title Experiência no ensino de trigonometria, utilizando os recursos do software cabri-géomètre II pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
Lisandra_Vicente.pdf 277.3Kb PDF Thumbnail PDF

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar