Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda

DSpace Repository

A- A A+

Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Marília Matos pt_BR
dc.contributor.author Amorim, Carolina Anderson Carioni pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T11:35:59Z
dc.date.available 2012-10-26T11:35:59Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 299956 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96394
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa apresentada nesta dissertação mostra um estudo sobre as potencialidades do uso de uma hipermídia específica elaborada para apoiar o ensino presencial de desenho técnico do vestuário no contexto do ensino a distância de Moda. Caracterizada como um estudo aplicado, apresenta inicialmente, no corpus teórico, os temas: Ensino a Distância, Design Instrucional, Moda e Ensino de Moda pela sua relevância no desenvolvimento da hipermídia proposta na sequência. Após, o corpus de pesquisa apresenta-se a elaboração e aplicação de hipermídia em curso à distância ministrado em situação real de ensino por meio da plataforma do Moodle. O curso - voltado para os alunos do curso superior de Bacharelado em Moda da UDESC - teve como objetivo apoiar o ensino presencial da disciplina de Desenho Técnico da mesma instituição. Verificou-se, após o término da experiência, que os resultados foram positivos no tocante ao desenvolvimento dos alunos na técnica de execução de desenhos técnicos do vestuário utilizando as ferramentas do software CorelDRAW®. Desta forma, o uso do material instrucional hipermidiático proporcionou mais autonomia aos estudantes, deixando-os menos dependentes do professor, e possibilitou que os as estudantes gerenciassem o tempo de estudo de acordo com suas necessidades e possibilidades pessoais. pt_BR
dc.format.extent 135 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Desenho técnico pt_BR
dc.subject.classification Vestuario pt_BR
dc.subject.classification Moda pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.title Potencialidades do uso da hipermídia no contexto do ensino a distância de moda pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
299956.pdf 1.992Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar