Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD

DSpace Repository

A- A A+

Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Gonçalves, Berenice Santos pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Juliane Vargas pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T10:56:55Z
dc.date.available 2012-10-26T10:56:55Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 303006 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96326
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Design e Expressão Gráfica pt_BR
dc.description.abstract O uso de hipermídias para aprendizagem amplia as possibilidades de aproximação entre o aluno e o conteúdo e proporciona um processo de interação mais rico e produtivo. Contudo, ainda é recorrente uma predominância textual nas mediações de ensino, sobretudo na EaD. Essa situação evidencia a necessidade de uma maior apropriação das equipes de desenvolvimento de materiais educacionais digitais para EaD, das possibilidades oferecidas por esses sistemas e tecnologias. Neste sentido, esta pesquisa propõe orientações direcionadas ao desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola no contexto da EaD. Para tanto, além da fundamentação (envolvendo revisão bibliográfica e estudo de similares) foram desenvolvidas ações de pesquisa com ênfase em métodos prospectivos de avaliação coletados a partir da interação de usuários com uma hipermídia previamente disponibilizada. Os dados qualitativos e quantitativos evidenciaram aspectos relativos à organização dos conteúdos, legibilidade, tratamento visual, uso de recursos midiáticos, navegação, entre outros; os quais contribuíram para a geração das orientações. As orientações destacam, sobretudo, observação do dimensionamento da hipermídia (quantidade de texto nas telas, nº de telas, níveis hierárquicos), explicitação de orientações para a navegação, ênfase para o uso de recursos de áudio e relevância da estratégia pedagógica associada à disponibilização da hipermídia. Essas orientações podem ser utilizadas como referência para a elaboração de futuras hipermídias em contextos similares. pt_BR
dc.description.abstract The use of hypermedia for learning enlarges the possibilities of rapprochement between the student and the content, and provides a richer and more productive interaction. However, the predominance of texts is still usual to mediate education, especially in distance learning. This situation shows that the development teams of digital educational materials for distance learning and the possibilities offered by those systems and technologies need improvement. Therefore, this research proposes some guidelines to the development of hypermedia for Spanish language learning in the context of distance education. So, besides the review of literature and similar studies, research actions were developed emphasizing prospective methods for assessment gathered from the interaction between users and a hypermedia previously available. Qualitative and quantitative data showed aspects related to the content organization # readability, visual treatment, use of media resources, navigation, among others # that have contributed to elaborate the guidelines. The guidelines highlight, above all, observing the design of hypermedia (amount of text on screen, number of screens, hierarchical levels), explanation of navigation guidelines, emphasis on the use of audio features, and the relevance of teaching strategies associated with the provision of hypermedia. These guidelines can be used as reference for the development of future hypermedia in similar contexts. en
dc.format.extent 161 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Desenho grafico pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.subject.classification Ensino a distancia pt_BR
dc.subject.classification Lingua espanhola pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino pt_BR
dc.title Orientações focadas no desenvolvimento de hipermídias para aprendizagem de língua espanhola na EaD pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
303006.pdf 3.557Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar