A gestão por competências nas instituições de educação superior públicas de Santa Catarina

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A gestão por competências nas instituições de educação superior públicas de Santa Catarina

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Melo, Pedro Antônio de pt_BR
dc.contributor.author Moraes, Taise Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T10:37:33Z
dc.date.available 2012-10-26T10:37:33Z
dc.date.issued 2012
dc.date.submitted 2012 pt_BR
dc.identifier.other 305541 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/96292
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico. Programa de Pós-Graduação em Administração. pt_BR
dc.description.abstract As empresas estão enfrentando os desafios da globalização, sendo obrigadas a se repensarem de forma integrada, redefinindo sua estrutura e por consequência os perfis de competências necessárias dos profissionais que nelas atuam. Antes a gestão de pessoas era articulada pelo departamento de pessoal, que possuía a percepção do colaborador como fonte de produção. Atualmente há necessidade de uma visão mais estratégica da área, buscando vincular o desempenho humano aos resultados organizacionais, o que pode ser alcançado através da gestão por competências. No âmbito público federal, o plano nacional de desenvolvimento de pessoal, instituído pelo decreto nº 5.707 de 23 de fevereiro de 2006, focou nos recursos humanos como meio de desenvolvimento dos servidores públicos federais e destacou as discussões sobre a gestão de competências no serviço público, definindo novas diretrizes referentes à adequação das competências do servidor aos objetivos da instituição. Como a academia é um centro disseminador de modelos, metodologia e boas práticas, o estudo procurou verificar como ocorre a gestão por competências para o corpo docente nas instituições de educação superior públicas de Santa Catarina. Para isso, foram pesquisadas três instituições de Santa Catarina: Instituto Federal de Santa Catarina, Universidade do Estado de Santa Catarina e Universidade Federal de Santa Catarina. Ao total foram realizadas seis entrevistas semi-estruturadas com servidores das instituições. A aplicação das entrevistas foi realizada nos meses de janeiro e fevereiro de 2012, quando os dados coletados foram transcritos e analisados, através de análise de conteúdo, de maneira a atingir os objetivos da pesquisa. Esta pesquisa possui uma abordagem qualitativa, descritiva, através de estudo de casos múltiplos. Foi observado que as instituições que possuem obrigação legal de implantação da gestão por competências (IF-SC e UFSC) apresentam ações nesta esfera. Porém a UDESC que, por ser estadual, não está sujeita à mesma legislação não possui foco na gestão por competências, apesar de apresentar ações que perpassem por este objetivo. Por fim, nenhuma instituição estudada apresentou um programa integrado de gestão por competências, que vincule os objetivos organizacionais às competências dos servidores. pt_BR
dc.format.extent 133 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Administração pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Competência organizacional pt_BR
dc.title A gestão por competências nas instituições de educação superior públicas de Santa Catarina pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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