Contribuição à deteção de defeitos nos rotores de turboalternadores

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Contribuição à deteção de defeitos nos rotores de turboalternadores

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Tounzi, Abdelmounaïm pt_BR
dc.contributor.author Iamamura, Bruno Akihiro Tanno pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T06:08:24Z
dc.date.available 2012-10-26T06:08:24Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 299969 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95809
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo desenvolver métodos de detecção, localização e caracterização de defeitos em um turboalternador em escala reduzida. Os defeitos estudados neste trabalho são o curto-circuito entre espiras do rotor e as excentricidades rotóricas. Os métodos serão, em seguida, adaptados aos estudos das máquinas de 900 e 1300 MW do parque nuclear da empresa EDF (Electricité de France). Para isto, a máquina em escala reduzida, foi simulada com o auxílio de dois modelos, um analítico e um numérico por elementos finitos. Os métodos para detectar e localizar os defeitos rotóricos foram, em seguida, desenvolvidos. Os resultados das simulações utilizando os dois modelos e os testes experimentais foram analisados e comparados entre si. Uma boa concordância foi verificada, o que confirma o bom funcionamento dos métodos propostos para a detecção dessas anomalias. Vários casos de defeitos, associados a diferentes modos de trabalho da máquina, foram estudados, comprovando a confiabilidade dos métodos de detecção desenvolvidos. pt_BR
dc.description.abstract The aim of this work is to develop methods to detect, locate and recognise faults in a turbogenerator of reduced scale. In the framework of this study, only short-circuit defects in the rotor windings and rotor eccentricities were investigated. The developed methods would be adapted to the machines of EDF nuclear plant of 900 and 1300 MW. First the studied machine was modelled using an analytical approach and a numerical model based on the finite element method. Then, the methods to detect and locate the rotor faults were developed. The results obtained from simulations using both approaches and experimental measurements were analysed and compared. They showed a good agreement and demonstrated a good capacity of the method proposed to detect and locate the faults. Several fault cases, at different operating points of the machine, were studied and they showed the good reliability of the method. en
dc.format.extent 172 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso fra pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia eletrica pt_BR
dc.subject.classification Calculo pt_BR
dc.subject.classification Curtos-circuitos pt_BR
dc.subject.classification Rotores pt_BR
dc.subject.classification Defeitos pt_BR
dc.subject.classification Turbomaquinas pt_BR
dc.subject.classification Metodos experimentais pt_BR
dc.title Contribuição à deteção de defeitos nos rotores de turboalternadores pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Sadowski, Nelson pt_BR


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