dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Casarotto Filho, Nelson |
pt_BR |
dc.contributor.author |
De Ré, César Augusto Tejera |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-26T01:21:37Z |
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dc.date.available |
2012-10-26T01:21:37Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
294511 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95418 |
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dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
No cenário internacional, há uma tradição acadêmica de pesquisa sobre liderança na escola, as quais destacam o papel que a liderança exerce no processo de melhoria do desempenho escolar dos alunos. Na revisão da literatura, constatou-se que no Brasil, apesar da tradição internacional, são escassos os estudos sobre esse tema. Com essa perspectiva e usando como referência as pesquisas sobre escolas eficazes, propôs-se o presente estudo que tem como objetivo analisar como professores e alunos percebem o fenômeno da liderança e identificar os fatores que contribuem ou restringem o exercício da liderança nas escolas pesquisadas. Na forma de uma pesquisa qualitativa de natureza interpretativa, envolveu quatro escolas públicas estaduais de ensino médio, localizadas no município de Porto Alegre - RS. As informações foram coletadas através do método de entrevista em grupo focal e analisadas segundo a técnica de análise de conteúdo. O referencial teórico abordou a escola como organização, as mudanças na gestão pública que afetaram a gestão escolar, reviu a evolução histórica das teorias de liderança, e analisou as principais teorias sobre liderança nas escolas. As principais conclusões deste estudo indicam que não há um modelo único de liderança que seja compartilhado por professores e alunos; que há uma série de fatores, tanto internos como externos à escola que restringem o exercício de papéis de liderança; e que a gestão democrática da escola ainda é um objetivo a ser alcançado. Este estudo, além de consolidar uma vasta literatura sobre liderança na educação, contribuiu para o entendimento dos desafios para o exercício da liderança em escolas públicas. Supre também uma lacuna, já que as pesquisas prévias em escolas brasileiras não indicam qual é a compreensão que existe por parte dos professores e alunos sobre o fenômeno da liderança, tampouco abrangem os fatores que oportunizam ou limitam o seu exercício. Como recomendações finais, aponta a necessidade de maior qualificação e autonomia da gestão da escola e de sua responsabilização pelos resultados dos alunos e a necessidade dos professores chamarem para si a responsabilidade pelo desenvolvimento de seus alunos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
218 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia de produção |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Escolas publicas |
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dc.subject.classification |
Administração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Liderança |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rio Grande do Sul |
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dc.subject.classification |
Ensino medio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Rio Grande do Sul |
pt_BR |
dc.title |
O Fenômeno da liderança em escolas públicas de ensino médio do Rio Grande do Sul |
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dc.type |
Tese (Doutorado) |
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