No movimento do currículo, a diversidade étnico-racial em escolas na rede municipal de ensino de Florianópolis

DSpace Repository

A- A A+

No movimento do currículo, a diversidade étnico-racial em escolas na rede municipal de ensino de Florianópolis

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Silva, Vânia Beatriz Monteiro da pt_BR
dc.contributor.author Fernandes, Renata Batista Garcia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T01:09:52Z
dc.date.available 2012-10-26T01:09:52Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 301418 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95395
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa buscou compreender a organização do trabalho pedagógico de temas relacionados à Educação das Relações Étnico-raciais (ERER) de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, que atuam na educação básica municipal de Florianópolis, capital catarinense. Com vistas a averiguar como se realiza curricularmente o ensino de temas relacionados à ERER, buscou-se, a partir de uma abordagem de pesquisa qualitativa, investigar como as professoras organizaram suas atividades pedagógicas diante das prescrições legais para o tema. A problemática emerge dadas as reformulações curriculares que ocorreram desde a década de 90, e mais fortemente nos anos 2000 com o advento da Lei 10.639/03 que torna obrigatório o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana no ensino fundamental e médio. Com a perspectiva de acompanhar in loco a implementação de uma política pública de promoção da igualdade racial, importava perceber como o Currículo Prescrito transforma-se em Currículo na ação no tocante à temática da ERER. Para isso, adotamos os seguintes procedimentos metodológicos: análise da Proposta Curricular municipal de 2008, análise das Orientações Curriculares Para o Desenvolvimento da Educação das Relações Étnico-Raciais e Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Fundamental (2007), entrevistas com a Representante da Gerência de Formação Permanente da Secretaria Municipal de Educação, com Supervisores Escolares e com Professoras dos anos iniciais. Para a compreensão do conceito de Currículo consideramos os estudos de Silva (2003, 2004) e Sacristán (2000). Para a análise de conceitos como raça, racismo e racialismo tomamos como referência as considerações de Appiah (1997) e Guimarães (1999, 2002, 2008). A análise dos documentos e entrevistas fundamentou-se na perspectiva multicultural apresentada por McLaren (2000) e Hall (2003, 2004). A pesquisa revelou que as três unidades educativas pesquisadas, em certa medida, vêm avançando no trabalho com a ERER, porém ainda existem fragilidades e dificuldades, provocadas pela carência de formação permanente, pelo pouco dedicado tempo ao planejamento e por um discurso pedagógico que ainda guarda o "mito da democracia racial". pt_BR
dc.description.abstract The research sought to understand the organization of educational work on subjects related to Education of Ethnic-Racial Relations (ERER) teachers of the early years of elementary school, working in basic education city of Florianopolis, capital of Santa Catarina. In order to find out how to curricular perform the teaching of subjects related to ERER, sought, from a qualitative research approach to investigate how teachers organize their teaching activities in the face of legal requirements for the theme. The problem arises because of the curricular reformulations that have occurred since the 90's, and more strongly in the 2000s with the advent of Law 10.639/03 mandating the teaching of history and culture African-Brazilian and African in elementary and middle school. With the prospect of in situ monitoring the implementation of public policy to promote racial equality, it was important to understand how the prescribed curriculum becomes Curriculum in action as they relate to the ERER. For this, we adopt the following methodology: analysis of municipal Curriculum Proposal 2008, analysis of the Curriculum Guidelines for the Development of Education of Racial and Ethnic Relations-For the Teaching of History and Afro-Brazilian Culture and Education in African Schools (years), interviews with a representative of the Management of Ongoing Formation of the Municipal Education Department, with schools Supervisors and Teachers of the early years. To understand the concept of curriculum studies consider Silva (2003, 2004) and Sacristan (2000). For the analysis of concepts such as race, racism and racialism we refer to considerations of Appiah (1997) and Guimarães (1999, 2002, 2008). The analysis of documents and interviews was based on a multicultural perspective by McLaren (2000) and Hall (2003,2004).The survey revealed that the three educational units surveyed, to some extent, the work has progressed with the ERER, but there are still weaknesses and difficulties caused by the lack of ongoing training, because of the little time devoted to planning and a pedagogical discourse that still holds the "myth of racial democracy." en
dc.format.extent 187 p.| il., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Relações raciais pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Relações étnicas pt_BR
dc.subject.classification Ensino fundamental pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Florianopolis (SC) pt_BR
dc.subject.classification Pratica de ensino pt_BR
dc.title No movimento do currículo, a diversidade étnico-racial em escolas na rede municipal de ensino de Florianópolis pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
301418.pdf 887.9Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar