Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES

DSpace Repository

A- A A+

Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Coelho, Antônio Sérgio pt_BR
dc.contributor.author Borba, José Tavares de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-26T00:35:46Z
dc.date.available 2012-10-26T00:35:46Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294755 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95356
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo tem como objetivo propor um método para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação, na área de Engenharia III da CAPES, sob o prisma do ensino e, como foco, a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos altamente qualificados. Este trabalho inova ao possibilitar que os programas de pós-graduação sejam avaliados sob o prisma do Ensino, diferindo conceitualmente do modelo adotado pela CAPES. Para isso, constrói uma metodologia para avaliar a eficiência técnica do ensino de Programas de Pós-graduação strictosensu (PPG's) e, propõe indicadores de eficiência técnica relativa, conceitualmente claros e operacionalmente aplicáveis, que permitem identificar não somente os PPG's eficientes na transformação de seus recursos em resultados educacionais, como, também, as relações entre os recursos e os resultados que caracterizam a fronteira de eficiência técnica educacional. Esta fronteira de eficiência é resultado da aplicação da Análise Envoltória de Dados (DEA), abordagem utilizada para avaliar o desempenho relativo dos PPG's. Na pesquisa, utilizaram-se as informações dos professores dos PPG's das Engenharias III e de seus titulados (Doutores e Mestres) contidos na Plataforma Lattes e disponibilizados ao público, bem como suas produções acadêmico-científicas, no período de 2003 a 2007. Portanto, sob o ponto de vista do ensino, o produto relevante e principal de um PPG são os doutores e mestres por ele titulados, que devem ser considerados em quantidade e qualidade. A quantidade é medida pelo número de doutores e mestres titulados pelo programa e a qualidade é medida pelas publicações e pelo número de orientações realizadas pelos titulados do programa. A viabilidade operacional do método construído é ilustrada com a aplicação a 33 PPG's consolidados. Tabelas com a produção realizada, produção eficiente, folgas na produção, dentre outros, mostram, sinteticamente, os principais resultados da aplicação. A comparação entre as fronteiras dos PPG's a partir dos modelos DEA-CCR e DEA-BCC permitiu identificar, além dos PPG's eficientes tecnicamente, os Programas que são afetados pelo seu porte, ou seja, possuem ineficiência de escala. pt_BR
dc.format.extent xxvi, 147 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Análise envoltória de dados pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Pós-graduação pt_BR
dc.subject.classification Universidades e faculdades pt_BR
dc.subject.classification Ensino pt_BR
dc.subject.classification Metodologia pt_BR
dc.subject.classification Avaliação pt_BR
dc.subject.classification Desempenho pt_BR
dc.title Uma Metodologia DEA para avaliar a eficiência técnica do ensino de programas de pós-graduação: uma aplicação aos programas das Engenharias III da CAPES pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
294755.pdf 782.4Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar