dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Andrade, Ana Luiza |
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dc.contributor.author |
Nunes, Maria Augusta Vilalba |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T23:58:04Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T23:58:04Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
294491 |
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dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95307 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011 |
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dc.description.abstract |
A partir da análise do filme Alice nas Cidades do diretor alemão Wim Wenders, formulo questões sobre o cinema e as imagens, problematizando a relação do olhar na sociedade moderna. Tendo em vista que somos constantemente submetidos a uma proliferação incessante de imagens, em consequência disso temos também sofrido a perda de um olhar mais atento, que possa questionar os códigos visuais e possibilite uma visão crítica em relação a eles. Sendo o cinema a base da pesquisa, meu suporte teórico principal é a filosofia do cinema de Gilles Deleuze, de modo que as propostas criadas por ele em Cinema 1: A Imagem-Movimento e Cinema 2: A Imagem-Tempo fundamentam a grande maioria dos capítulos deste trabalho. Primeiramente procuro entender os principais conceitos sobre as imagens cinematográficas formulados pelo autor em Cinema 1, em que ele trabalha apoiado nos filmes e nos diretores do que ele intitula cinema clássico, e a partir do qual ele desenvolve sua teoria da imagem-movimento e suas variações; logo, analiso Cinema 2, livro em que Deleuze trabalha a partir do intitulado cinema moderno, e descreve como este se enquadraria dentro do que ele chama de a imagem-tempo. A seguir, me concentro em entender o porquê de considerar Alice nas Cidades um filme mais ligado a imagem-tempo do que a imagem-movimento. Faço também referência à inter-relação entre cinema e história, bem como desenvolvo analogias entre fragmentos do filme e outras formas de expressão como a literatura, fotografia e as artes plásticas, de forma a tramar uma análise abrangente do filme, onde as relações improváveis viraram possibilidades de leitura. |
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dc.format.extent |
99 p.| il. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
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dc.subject.classification |
Literatura |
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dc.subject.classification |
Cinema |
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dc.subject.classification |
Filosofia |
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dc.subject.classification |
Imagem (artes) |
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dc.subject.classification |
Cinema |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Linguagem |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Modernidade |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Tempo |
pt_BR |
dc.title |
Alice nas Cidades: imagens, movimento, tempo, intercessões |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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