Alice nas Cidades: imagens, movimento, tempo, intercessões

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Alice nas Cidades: imagens, movimento, tempo, intercessões

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Andrade, Ana Luiza pt_BR
dc.contributor.author Nunes, Maria Augusta Vilalba pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T23:58:04Z
dc.date.available 2012-10-25T23:58:04Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 294491 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95307
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Literatura, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract A partir da análise do filme Alice nas Cidades do diretor alemão Wim Wenders, formulo questões sobre o cinema e as imagens, problematizando a relação do olhar na sociedade moderna. Tendo em vista que somos constantemente submetidos a uma proliferação incessante de imagens, em consequência disso temos também sofrido a perda de um olhar mais atento, que possa questionar os códigos visuais e possibilite uma visão crítica em relação a eles. Sendo o cinema a base da pesquisa, meu suporte teórico principal é a filosofia do cinema de Gilles Deleuze, de modo que as propostas criadas por ele em Cinema 1: A Imagem-Movimento e Cinema 2: A Imagem-Tempo fundamentam a grande maioria dos capítulos deste trabalho. Primeiramente procuro entender os principais conceitos sobre as imagens cinematográficas formulados pelo autor em Cinema 1, em que ele trabalha apoiado nos filmes e nos diretores do que ele intitula cinema clássico, e a partir do qual ele desenvolve sua teoria da imagem-movimento e suas variações; logo, analiso Cinema 2, livro em que Deleuze trabalha a partir do intitulado cinema moderno, e descreve como este se enquadraria dentro do que ele chama de a imagem-tempo. A seguir, me concentro em entender o porquê de considerar Alice nas Cidades um filme mais ligado a imagem-tempo do que a imagem-movimento. Faço também referência à inter-relação entre cinema e história, bem como desenvolvo analogias entre fragmentos do filme e outras formas de expressão como a literatura, fotografia e as artes plásticas, de forma a tramar uma análise abrangente do filme, onde as relações improváveis viraram possibilidades de leitura. pt_BR
dc.format.extent 99 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Filosofia pt_BR
dc.subject.classification Imagem (artes) pt_BR
dc.subject.classification Cinema pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Modernidade pt_BR
dc.subject.classification Tempo pt_BR
dc.title Alice nas Cidades: imagens, movimento, tempo, intercessões pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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