Alegoria benjaminiana e alegorias proibidas no sambódromo carioca: o Cristo mendigo e a carnavalíssima trindade

DSpace Repository

A- A A+

Alegoria benjaminiana e alegorias proibidas no sambódromo carioca: o Cristo mendigo e a carnavalíssima trindade

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Flores, Maria Bernardete Ramos pt_BR
dc.contributor.author Lima, Fátima Costa de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T20:21:58Z
dc.date.available 2012-10-25T20:21:58Z
dc.date.issued 2012-10-25T20:21:58Z
dc.identifier.other 294449 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95077
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2012 pt_BR
dc.description.abstract objetivo desta tese é compreender aspectos das artes das escolas de samba, especialmente das alegorias proibidas no carnaval do sambódromo carioca. A pesquisa desdobra o conceito de .alegoria. da Origem do Drama Trágico Alemão de Walter Benjamin através da História, da Teoria e da Crítica da Arte para tentar superar sentidos antinômicos e alcançar a trindade alegórica constituída pelo Carro do Cristo Mendigo (Beija-Flor, Joãosinho Trinta, 1989); o Carro do Kama Sutra (Grande Rio, Joãosinho Trinta, 2004); e o Carro do Holocausto (Viradouro, Paulo Barros, 2008). Refletindo sobre a incomum compreensão benjaminiana da cultura barroca comentada por outros pesquisadores, a tese traça correspondências visuais e conceituais entre a alegoria benjaminiana e as artes alegóricas do carnaval brasileiro contemporâneo. pt_BR
dc.description.abstract This thesis aims to analyse specific artistic aspects of a selection of "escolas de samba", particularly those regarding the censured allegories during carnival's parades in Rio de Janeiro's "Sambodromo". This work unfolds the concept of "allegory" as posed by Walter Benjamin in his book Origin of German Tragic Drama, based on the fields of History and Theory and Art Criticism, in order to overcome antinomic meanings and reach the trinity composed by Cristo Mendigo#s Allegoric Car (Beija-Flor, Joãosinho Trinta, 1989); Kama Sutra#s Car (Grande Rio, Joãosinho Trinta, 2004) and Holocaust#s Car (Paulo Barros, Viradouro, 2008). Thus, the thesis uses those allegories to reflect on the unusual understanding of baroque concepts by Benjamin and other researchers# commentaries in order to outline visual correspondences with allegories of the contemporary Brazilian carnival#s arts. en
dc.format.extent 441 p.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Escolas de samba pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (Estado) pt_BR
dc.subject.classification Alegorias pt_BR
dc.subject.classification Carnaval pt_BR
dc.subject.classification Rio de Janeiro (Estado) pt_BR
dc.title Alegoria benjaminiana e alegorias proibidas no sambódromo carioca: o Cristo mendigo e a carnavalíssima trindade pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
294449.pdf 4.176Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar