Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz

DSpace Repository

A- A A+

Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz

Show full item record

Title: Aprendendo a ser circense e ampliando as possibilidades de "ser" aprendiz
Author: Pereira, Eliane Regina
Abstract: O objetivo deste estudo foi investigar de que forma a arte circense, compreendida como atividade criadora e experiência estética, mediadas pela afetividade, aumenta a potência de ação do sujeito e amplia as possibilidades de "ser aprendiz". Para realização da pesquisa, contatamos os quatro educadores do Circo Escola Beto Carrero e doze aprendizes. Por meio de entrevistas, observações e videogravação das aulas produzimos informações a respeito de como o sujeito define a atividade circense; como significa essa atividade em seu cotidiano; como se dá o processo de ensinar e aprender; e que relações são estabelecidas com a arte circense, com o público, com os colegas de circo e com a escola regular. A partir de uma orientação históricodialética, apresentamos os sujeitos da pesquisa e assinalamos as relações educadores-aprendizes como mediando à constituição dos sujeitos, os quais são compreendidos como inacabados e em constante devir. Discutimos como o acabamento provisório ofertado pelo contemplador transcende a personagem circense e alcança o sujeito-aprendiz, ampliando suas possibilidades de ser. Os resultados da pesquisa apontam que a atividade circense proporciona um aprender que se faz mediado pelo corpo, pois é com o corpo que o sujeito experimenta o encontro com o outro e tem aumentada sua potência de agir, sua possibilidade de se fazer um sujeito que aprende. É possível ainda hipotetizar que a arte pode ampliar as possibilidades de aprender em contextos formais de educação, já que a linguagem artística pode produzir uma nova forma de reflexão, gerando uma racionalidade outra que possibilita outros processos psicológicos complexos mediados pelo afeto. Por meio da apropriação da arte circense se processou uma nova forma de sentir e assim, necessariamente, uma nova forma de pensar e agir. Concluímos que o processo de ensinar e aprender que ocorreu nas relações destes sujeitos na arte circense se iniciou no corpo, mas se constituiu na ampliação de novos processos cognitivos e afetivos, podendo ampliar outros processos psicológicos complexos, mediados pela experiência estética.This study aimed to research the manner in which the circus art, understood here as a creation activity and aesthetical experience, mediated by the affectivity, increase the potential for action of the subjects and expand the possibilities of being an apprentice. For the development of the research, it was spoken to four circus trainers of Beto Carrero´s School and twelve apprentices. By using interviews and video recording of the classes and observing the circus performances, it was possible to produce information about how the subjects defined the circus activity; how they signify this activity in their everyday life, how happened the teaching and learning process, and which relation has been established to the circus art, to the circus public, to their circus colleagues and to their regular school. By using an historical-dialectic approach, we present the subjects of the research and emphasize the relation between trainers-apprentices as mediation for their subject constitution, in which it is understood as incomplete and constantly becoming. We discuss how this unfinished offered by the observe transcends the circus character and reaches the pprentice-subject, expanding their possibilities of being. The results of this research pointed out that the circus activity provides a life-learning by the body`s mediation, because it is with the body itself that the subject experiments a meeting to the others and has his power to act, his possibility to be a subject that learn. It is possible also to hypothesis that the art can expand the learn possibilities in formal education contexts, especially because the artistic language can produce a new mode of reflection, creating another rationality in which it produces other complex psychological process by the mediating influence of affection. Through the appropriation of the circus art was possible process a new mode of feeling and then, necessarily, a new mode of thinking and acting. We conclude that the teaching and learning process that happened in the relations of these subjects in the circus art has a beginning through the body, however it was the expansion of new cognitive and affective processes and it may increase another complex psychological process, by the aesthetic experience mediated.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2011
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/95071
Date: 2011


Files in this item

Files Size Format View
294448.pdf 6.610Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar