Acolhimento aos acompanhantes de pessoas adultas em situação crítica de saúde em serviço de emergência

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Acolhimento aos acompanhantes de pessoas adultas em situação crítica de saúde em serviço de emergência

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Título: Acolhimento aos acompanhantes de pessoas adultas em situação crítica de saúde em serviço de emergência
Autor: Nienkotter, Scheila Maria Valentim
Resumo: O presente estudo teve por objetivo construir, a partir de um processo crítico-reflexivo, realizado com profissionais de saúde atuantes em uma emergência hospitalar, indicativos para a elaboração de um protocolo de acolhimento ao acompanhante do paciente adulto, em situação crítica de saúde. Investigação de natureza qualitativa, realizada a partir dos pressupostos da pesquisa Convergente Assistencial (TRENTINI, PAIM, 2004) em um serviço de emergência em hospital escola de um estado da região sul do Brasil, que atende exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Envolveu a participação de sete familiares/acompanhantes de pacientes e 53 profissionais de saúde, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, psicólogo e assistente social, que participaram expondo suas percepções e expectativas sobre aspectos que envolvem a atenção ao familiar do paciente em situação crítica de saúde. Os familiares responderam a uma entrevista semiestruturada, abordando aspectos do atendimento recebido, satisfação e insatisfação com o serviço e expectativas em relação ao acolhimento. Os profissionais de saúde também participaram do estudo respondendo a u,ma entrevista semiestruturada, contendo questões acerca do acolhimento, e de grupos de reflexão para discutir os principais achados das entrevistas e os indicativos de uma proposta de acolhimento na realidade. Os resultados apontam que para os dois grupos (familiares e profissionais) o acolhimento é fundamental para a qualidade da assistência e humanização do atendimento. Familiares/acompanhantes apontam como aspecto positivo da atenção recebida o pronto atendimento dos casos graves. Consideram o atendimento positivo quando é permitido permanecer junto ao paciente, quando recebem informações adequadas e frequentes sobre o estado do paciente e quando os profissionais têm uma postura acolhedora. Percebem como negativa a experiência de serem retirados do local de atendimento sem informações sobre o paciente. Profissionais de saúde compreendem a filosofia do acolhimento em serviços de saúde, conceituando-o como momento de atendimento inicial, o primeiro contato incluindo aspectos relacionais como o envolvimento pessoal, acolher, receber, ouvir, conversar, manter uma comunicação adequada com a família, informar o estado de saúde da pessoa em atendimento, dar respostas, trocar informações, formação de vínculo, melhoria do acesso e classificação de risco com priorização de casos. Entendem que essa postura acolhedora, na maioria das vezes, não ocorre no serviço. Apontam como limites para o acolhimento: dificuldades na estrutura física do serviço, despreparo dos profissionais pra lidar com a família de paciente com risco de morte, excesso de demanda e outros. Como indicativos para uma proposta de acolhimento, apresentam as seguintes questões: necessidade de capacitação dos profissionais, presença de psicólogo 24hs no serviço para conduzir o acolhimento dos familiares de pacientes críticos, melhorias no ambiente com definição de local próprio para permanência de familiares de pacientes nesta condição, dentre outros.Study aimed at constructing indicators for the elaboration of a reception protocol to the companions of adult patients in critical health situation from a critical-reflexive process conducted with health professionals who act in a hospital emergency. Qualitative investigation based on the assumptions of the Assistential Converging research (TRENTINI, PAIM, 2004) in the emergency services of a teaching hospital that works exclusively with Public Health System patients in southern Brazil. The study involved the participation of seven patients relatives/companions and 53 health professionals - doctors, nurses, technicians and nurses aides, psychologist and social assistants, who participated exposing their perceptions and expectations of the aspects that involve attention to the patient in critical health situation#s relative. The relatives answered a semi-structured interview addressing the aspects of the reception received, satisfaction or dissatisfaction with the service and expectations regarding reception. The health professionals participated in the study responding to a semi-structured interview with questions about the reception, and took part in focal groups to discuss the main findings of the interviews and the indicators of an actual reception proposal. The results indicate that reception is fundamental to both groups - relatives and reception professionals - for the quality of assistance and the humanization of services. Relatives/companions indicate the emergency care received in severe cases as a positive aspect. The service is considered positive when they are allowed to remain with the patient, receive adequate and frequent information on the patient's health state, and the professionals show a receptive posture. The experience of being removed form the site of care and not receiving information on the patient is perceived as negative. Health professionals understand the philosophy of reception and welcoming in health services, considering it as a concept in initial care, the first contact including relational aspects such as personal involvement, welcoming, receiving, listening, talking, maintaining adequate communication with the family, informing the state of the patient#s health, giving answers, exchanging information, forming links, improving access, and the classification of risks with case prioritization. They understand that in most cases this welcoming posture does not occur in the reception services, and indicate the following limitations to reception: physical structure limitations, professionals who lack preparation to deal with the relatives of the patient in risk of death, excessive demand and other factors. The following are presented as indicators within a reception proposal: the need to train professionals, the 24-hour presence of a psychologist to conduct reception of critical patient family members, and an improved environment, with the definition of a specific place for the relatives of patient in this condition, among others.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94933
Data: 2011


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