A Gestão em organizações culturais
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Título:
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A Gestão em organizações culturais |
Autor:
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Dittrich, Maireli
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Resumo:
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O presente trabalho tem por objetivo apresentar a adaptação do instrumento de diagnóstico organizacional elaborada pelo Núcleo interdisciplinar de estudos em gestão da produção e custos do programa de pós-graduação em administração da Universidade Federal de Santa Catarina. O instrumento foi inicialmente elaborado para o setor industrial e aqui, a partir de estudos teóricos e com a aplicação prática, foi adaptada para organizações de serviços. Verificando-se a gama de tipos destas organizações, este trabalho foi aplicado no setor cultural, contribuindo não apenas para a adaptação, mas também e, inclusive, para a compreensão da realidade destes empreendimentos. Os estudos teóricos apresentados contemplam a administração científica, tradicional, de serviços e culturais, além das teorias dos sistemas e complexidade e do agir comunicativo. O instrumento de diagnóstico é feito da correlação de 13 categorias de análise com cinco fatores de desempenho, as quais geram 65 assertivas que são analisadas por um respondente que deve atribuir, a partir de dois cenários de análises (um positivo e um negativo) notas em escala Likert (1-5). Para a análise são realizadas medidas descritivas (média e desvio padrão) e são elaborados histogramas. Além da adaptação, o trabalho tem por objetivo a verificação de práticas administrativas em organizações culturais e para tal foram escolhidos quatro Pontos de cultura como as organizações para a pesquisa, os quais estão localizados na cidade de Florianópolis e tem como objetivo principal (produto) a realização de oficinas de linguagens artísticas para a comunidade em que estão localizados. O diagnóstico permitiu a validação destes Pontos de cultura como verdadeiras organizações, condizentes com o design de estrutura simples caracterizado pelos estudos de Mintzberg e pela existência das seis operações básicas apresentadas por Fayol. O trabalho reafirmou também a condição de entidades administradas por artistas, condicionadas a administração por projetos e a descontinuidade dos colaboradores. Verificaram-se ainda diferentes atividades administrativas realizadas pelos Pontos de Cultura, as quais foram consideradas boas práticas de gestão: acompanhamento do trabalho dos colaboradores, relatórios de atividades, verificação do projeto, documentação financeira completa, legado, parcerias externas, projetos para sustentabilidade, trabalho por unidades de produção. |
Descrição:
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Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2011 |
URI:
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http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94922
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Data:
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2011 |
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