Redução de emissão odorante na exaustão de motor diesel utilizando aditivo

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Redução de emissão odorante na exaustão de motor diesel utilizando aditivo

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Lisboa, Henrique de Melo pt_BR
dc.contributor.author Miranda, Gilson Rodrigo de pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T17:04:28Z
dc.date.available 2012-10-25T17:04:28Z
dc.date.issued 2012-10-25T17:04:28Z
dc.identifier.other 293139 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94852
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract Devido à importância que o óleo diesel tem na atual matriz energética, principalmente nacional, é necessário que novos padrões de qualidade das emissões, provenientes da exaustão de motores diesel, sejam regulamentados. Entretanto, para que exista uma legislação específica para compostos orgânicos voláteis (COV) e/ou emissão odorante (ambos não regulamentados atualmente), é necessária que se tenham metodologias estabelecidas. Para tanto, esse trabalho visa propor metodologia para determinar compostos carbonilados, utilizando princípios da TO-11A, da Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos, compostos inorgânicos (CO, NO e NOx) e concentração odorante, utilizando olfatometria dinâmica, na exaustão de motor diesel, monocilíndrico. Além disso, avaliam-se os efeitos de seis aditivos: Dietil Eter (DEE); Heptano HEPT); 1-Dodecanol (DOD); Acetato de 2- Metoxietila (MEA); Terc-butanol (TERC) e n-Hexadecano (CET), sobre a redução da emissão de compostos carbonilados, inorgânicos e concentração odorante. Os combustíveis utilizados nos estudos são formulações do diesel de referência, nomeado aqui S10, que contém baixo teor de enxofre (<10ppm). As formulações MEA1 (1% v/v), MEA5 (5% v/v), MEA15 (15% v/v), TERC1, TERC5, TERC15, DEE1, DEE2, DEE5, HEPT5, HEPT15, DOD5, CET2, CET5, CET15, CET30 e CET50 foram utilizadas nos testes relacionados às emissões inorgânicas e desempenho do motor. As formulações MEA15, TERC5, TERC15 e CET30 foram utilizadas também nos testes olfatométricos e determinação de compostos carbonilados. Os resultados demonstram que a formulação CET30 mostrou redução de 34,7 % na emissão de CO e concentração odorante, e 23,5 % nas emissões de carbonilados totais, comparativamente ao S10, sem alterar significativamente as emissões de NO e NOx. Dessa forma, sobre as condições aqui estudadas, esse aditivo demonstrou ser uma potencial alternativa para ser adicionada ao diesel visando a redução na emissão odorante da exaustão de motores diesel. pt_BR
dc.format.extent 179 p.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia ambiental pt_BR
dc.subject.classification Combustiveis diesel pt_BR
dc.subject.classification Motor diesel pt_BR
dc.subject.classification Compostos carbonilados pt_BR
dc.title Redução de emissão odorante na exaustão de motor diesel utilizando aditivo pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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