dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Nappi, Sergio Castello Branco |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Ghizoni, Vanilde Rohling |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T15:43:53Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T15:43:53Z |
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dc.date.issued |
2011 |
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dc.date.submitted |
2011 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
295177 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94764 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2011 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O museu é responsável pela preservação de suas coleções, pressupondo a guarda, a segurança e a disponibilização para apreciação estética por meio de exposições e em condições adequadas. Na busca pela conservação dos acervos museológicos com valor artístico, histórico e cultural, é essencial o estudo e a pesquisa sistemática dos aspectos históricos, constitutivos e das principais causas de degradação para entendimento, garantindo, assim, o acesso a futuras gerações. Dessa forma, esta pesquisa visa a estudar os vários aspectos para melhor conservar as esculturas em argila policromada do artista Franklin Joaquim Cascaes, pertencente à Coleção Professora Elisabeth Pavan Cascaes, que faz parte do acervo do Museu Universitário Professor Oswaldo Rodrigues Cabral da Universidade Federal de Santa Catarina. Os métodos aplicados abordam o levantamento bibliográfico e documental do acervo de esculturas e manuscritos do artista, além de entrevistas concedidas pelo artista, análise físico-química por meio de exames pontuais para identificação da composição da argila que constitui o suporte das esculturas, camada intermediária de cor escura presente em algumas esculturas e da policromia. Dos resultados obtidos, destacam-se o conhecimento aprofundado sobre a vida, a obra escultórica do artista, seu processo construtivo, sua participação na arte dita moderna em Florianópolis, a identificação dos componentes da argila das esculturas, alguns elementos químicos presentes na policromia e camada intermediária. A pesquisa, de forma geral, possibilitou a compreensão dos processos de deterioração que envolve a preservação de coleção com características tão específicas. Não foi possível confirmar o local onde o artista coletava a argila para elaboração das esculturas. Consequentemente não foram realizados ensaios que pudessem definir índices mais precisos para a umidade relativa a ser estabelecida para o ambiente de armazenagem. |
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dc.format.extent |
21O p.| il., grafs., tabs. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Arquitetura |
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dc.subject.classification |
Escultura - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Conservação e restauração |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Argila |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Museus - |
pt_BR |
dc.subject.classification |
AquisicOes |
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dc.subject.classification |
Conservação e restauração |
pt_BR |
dc.title |
Conservação de acervos museológicos: estudo sobre as esculturas em argila policromada de Franklin Joaquim Cascaes |
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dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
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