Falar de si, falar de nós: performances constituindo feminilidades alternativas nos palcos brasileiros e chilenos durante as ditaduras militares

DSpace Repository

A- A A+

Falar de si, falar de nós: performances constituindo feminilidades alternativas nos palcos brasileiros e chilenos durante as ditaduras militares

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pedro, Joana Maria pt_BR
dc.contributor.author Jacomel, Gabriel Felipe pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T15:19:27Z
dc.date.available 2012-10-25T15:19:27Z
dc.date.issued 2011
dc.date.submitted 2011 pt_BR
dc.identifier.other 289797 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94738
dc.description Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História, Florianópolis, 2011 pt_BR
dc.description.abstract As décadas de ditadura militar no Brasil (1964-1985) e no Chile (1973-1990) foram palco para intensas mudanças políticas cuja abrangência alcançou a vida de um expressivo número de pessoas. Além da pesada especificidade ditatorial, esses países mencionados também lidavam, à época, com uma lógica dual de sociedade internacional, em que EUA ("capitalista") e URSS ("comunista") continuavam a lutar pela hegemonia global no contexto pós-II Guerra Mundial. Disputa (inter)planetária que, em contrapartida, se tornou cenário para a emergência de uma série de movimentos sociais - organizados no intuito de reivindicar direitos em prol de determinado grupo, resistir perante atrocidades cometidas pelo aparato estatal, propor novas estéticas artísticas, etc. Em meio a essa multiplicidade de grupos e propostas, os movimentos feministas, a partir da segunda metade do século XX, voltaram a se expandir e a se articular de maneira bem estruturada em muitos países, numa nova onda que ficou conhecida como Segunda Onda dos movimentos feministas. Agrupações formadas, em sua grande maioria, por mulheres que passaram a se utilizar das diversas mídias possibilitadas pela sociedade contemporânea, para propagandear as discussões feministas em voga. Dentre essas mídias, o teatro passou a ser uma poderosa ferramenta para o ativismo desses grupos. Esta dissertação consiste no estudo das práticas teatrais feministas em meio às realidades ditatoriais de dois países pertencentes à América Latina: Brasil e Chile - países que, a partir da chamada Segunda Onda dos Feminismos, foram palco para uma intensa transformação do "ser mulher". pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Feminismo pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Chile pt_BR
dc.subject.classification Chile pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Ditadura e ditadores pt_BR
dc.subject.classification Brasil pt_BR
dc.subject.classification Chile pt_BR
dc.title Falar de si, falar de nós: performances constituindo feminilidades alternativas nos palcos brasileiros e chilenos durante as ditaduras militares pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
289797.pdf 905.8Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar