A construção do conhecimento agroecológico

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A construção do conhecimento agroecológico

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Ribas, Clarilton Edzard Davoine Cardoso pt_BR
dc.contributor.author Mota, Vitor Pereira pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T10:47:13Z
dc.date.available 2012-10-25T10:47:13Z
dc.date.issued 2012-10-25T10:47:13Z
dc.identifier.other 290252 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94489
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Agrárias, Programa de Pós-Graduação em Agroecossistemas, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo proceder a uma análise comparativa entre duas escolas técnicas, do ponto de vista de seus projetos pedagógicos e sua contribuição na construção do conhecimento agroecológico na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. Buscou-se refletir acerca do papel do plano de curso na relação escola e mundo do trabalho, mais especificamente, averiguar os elementos pedagógicos que refletem sobre os problemas sócio ambientais da agricultura e que promovem transformações nos métodos produtivos do ponto de vista da agroecologia. Foram realizadas entrevistas para mensurar, em que grau, quatro grupos de estudantes representativos de duas instituições de ensino, assimilaram e estão comprometidos com os conceitos e práticas orientadas na perspectiva agroecológica, bem como, se o projeto político pedagógico, nos quais estes estudantes estão inseridos, contribui para transformar sua visão de mundo, em direção a práticas produtivas não agressivas ao ambiente e à sociedade. Percebeu-se que a ação educativa desenvolvida pela EFA de Vinhático através da Pedagogia da Alternância é bastante diferenciada em relação ao IFES e que o processo educativo pautado na alternância tende a dotar seus estudantes de uma visão de mundo mais crítica quanto aos processos produtivos convencionais, e ao mesmo tempo, destaca-se o papel dos sujeitos na construção de alternativas tecnológicas e organizativas que superem as desigualdades sociais e a degradação ambiental. pt_BR
dc.format.extent 149 p.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Agricultura pt_BR
dc.subject.classification Agroecossistemas pt_BR
dc.subject.classification Ecologia agricola pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Ensino profissional pt_BR
dc.subject.classification Projeto político-pedagógico pt_BR
dc.title A construção do conhecimento agroecológico pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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