Jovens encarcerados e os sentidos de suas experiências criadoras

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Jovens encarcerados e os sentidos de suas experiências criadoras

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Maheirie, Katia pt_BR
dc.contributor.author Canetti, Ana Lúcia pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T08:08:47Z
dc.date.available 2012-10-25T08:08:47Z
dc.date.issued 2012-10-25T08:08:47Z
dc.identifier.other 278946 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94266
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract A pesquisa foi realizada nos Centro de Socioeducação Curitiba e São Francisco, ambos localizados no Estado do Paraná, e investigou a produção de sentidos de jovens, que cumprem medidas socioeducativas privativas de liberdade, sobre suas experiências de criação estética dentro das celas. Na pesquisa foi possível identificar diversas criações realizadas pelos internos, muitas delas proibidas pelas instituições, como origami, máquinas de tatuagem, acessórios tecidos com fios de coberta ou de toalhas, músicas, desenhos e até instalações de papelão que montam espaços privados dentro dos alojamentos coletivos. Foram realizadas entrevistas abertas com roteiro norteador, observações e registros em diário de campo. O procedimento de análise dos discursos dos jovens se deu a partir das contribuições teóricas de Vigotski e do Círculo de Bakhtin. Os resultados apontaram que estas experiências criadoras colaboram na (sobre)vivência destes jovens no encarceramento e são modos contraditórios de se compartilhar afetos, realizar trocas e de se buscar reconhecimento social. Verificou-se também que estas ações criadoras têm um sentido de resistência às privações cotidianas vividas nestas instituições promotoras de várias formas de violências. A criação mostrou-se como uma necessidade para o viver dentro da privação de liberdade e uma maneira encontrada pelos jovens para reafirmarem suas existências sensíveis. A análise dos discursos trabalhou com a processualidade viva na historicidade de jovens encarcerados, buscando as formas de pensar, agir e sentir em relação às suas experiências de criação. pt_BR
dc.format.extent 159 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Psicologia pt_BR
dc.subject.classification Juventude pt_BR
dc.subject.classification Privacao pt_BR
dc.subject.classification Liberdade pt_BR
dc.subject.classification Delinquencia juvenil pt_BR
dc.title Jovens encarcerados e os sentidos de suas experiências criadoras pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


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