Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças

DSpace Repository

A- A A+

Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antonio pt_BR
dc.contributor.author Vidotto, Rodrigo Augusto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T06:47:47Z
dc.date.available 2012-10-25T06:47:47Z
dc.date.issued 2012-10-25T06:47:47Z
dc.identifier.other 281997 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94120
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract No atual mundo empresarial, a concorrência acirrada obriga as empresas a realizar mudanças nos mais variados setores para conseguirem sobreviver a este ambiente. O principal foco das empresas é manter a sua lucratividade, e para que isso ocorra, mudanças organizacionais são necessárias para se manterem competitivas no mercado e para conquistarem novas oportunidades. Uma das estratégias para se tornarem mais eficientes e conseqüentemente mais competitivas é a Filosofia Enxuta. Esta filosofia tem como principais objetivos melhorar a qualidade, aumentar a capacidade produtiva e eliminar desperdícios. Este trabalho aborda a aplicação da Filosofia Enxuta para melhorar os resultados do processo de desenvolvimento de produtos. O estudo busca melhorar os tempos de desenvolvimento de novos produtos para atingir prazos de lançamentos menores, aumentado a competitividade da empresa-alvo e conseqüentemente seu faturamento. O presente trabalho foi realizado na Zen S.A Indústria Metalúrgica, que fornece peças automotivas tanto para o mercado original (OEM) como para o mercado de reposição (IAM). A empresa tem como seu principal produto o impulsor de partida. Os objetivos específicos deste trabalho são: a) desenvolver um mapeamento do processo de desenvolvimento de produto, avaliando as atividades que agregam e as que não agregam valor; b) utilizar a lógica dos dez desperdícios para destacá-las no mapa da cadeia de valor identificando oportunidades de melhoria; c) realizar melhorias necessárias no sistema de desenvolvimento sob a ótica do pensamento enxuto. O estudo de caso abordou a fase de cotação de novos produtos do PDP da empresa, pois após a realização de uma pesquisa com os clientes, foi constatado que esta fase não estava atendendo as expectativas de prazo de entrega de diversos clientes. Os resultados foram que a aplicação da Filosofia Enxuta no PDP foi consistente com seus objetivos, os desperdícios foram identificados, eliminados ou minimizados e os prazos das cotações foram reduzidos, atendendo as expectativas dos clientes e aumentando a competitividade da empresa. pt_BR
dc.format.extent 1 v.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Automoveis - pt_BR
dc.subject.classification Pecas pt_BR
dc.subject.classification Manufatura enxuta pt_BR
dc.subject.classification Produtos industrializados - pt_BR
dc.subject.classification Custos pt_BR
dc.subject.classification Valor adicionado pt_BR
dc.title Aplicação do mapeamento do fluxo de valor na fase de cotação de produto e processo em uma empresa do setor de autopeças pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
281997.pdf 2.142Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar