Competição, irreflexão, conformismo: crítica à cultura da adaptação

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Competição, irreflexão, conformismo: crítica à cultura da adaptação

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Sousa, Janice Tirelli Ponte de pt_BR
dc.contributor.author Saneh, Giuliano pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T04:49:53Z
dc.date.available 2012-10-25T04:49:53Z
dc.date.issued 2012-10-25T04:49:53Z
dc.identifier.other 289383 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93934
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Competir e vencer, derrotar o adversário - o outro, liderar, mostrar força e poder. A idéia de competição, tão comum e tão presente nas relações pessoais, sob o capitalismo ganhou força, atingindo progressivamente os mais diversos cenários, solapando o mundo do trabalho através de "revolucionários" programas gerenciais de eliminação do desperdício (mão-de-obra e benefícios) e aumento de eficiência (lucro). Extrapolou também para o universo educativo, como uma espécie de orientador pedagógico para elevar o desempenho individual ou do grupo um "formador de caráter" na preparação para a "dura realidade" do mundo lá fora. Essa competitividade, aparentemente restrita ao esforço e comprometimento individual, cada vez mais louvada pela informação industrializada, carrega em si, como diriam os frankfurtianos, elementos da barbárie. Ao supervalorizar a vitória, despreza o "derrotado" o perdedor tão comum no xingamento depreciativo da cultura norte-americana - e abre espaço para a desvalorização do "outro", para o discurso intolerante. A competitividade exacerbada pela lógica de mercado e reverenciada pela indústria cultural degenera-se em um individualismo egoísta e ambicioso, avesso a qualquer projeto solidário, trazendo à superfície algo de preconceituoso e xenófobo na medida em que cria ou exaspera rivalidades e eterniza hierarquias. A adaptação a isto tudo é a exigência feita aos mais jovens. Rapidamente, sem tempo para pensar. pt_BR
dc.description.abstract Compete and win, defeat the enemy - lead, show strength and power. The idea of competition, so common and widespread in personal relations, gained strength under the capitalist system. It has reached progressively different scenarios and undermined the world of work through "revolutionary" management programs which remove manpower and benefits, all taken as waste, and increase the efficiency - that means profit. It also extended into the educational universe, as a kind of instructional designer that helps to raise the individual or group performance and to build the character of people in order to face the "hard reality" of the outside world. This competition apparently restricted to individual effort and commitment, more and more exalted by large scale information, carries within itself elements of barbarism, as the members of the Frankfurt School would say. By overvaluing victory, it despises the "defeated" - the commonly known loser in the North American culture - and opens up to the devaluation of "the other" and to the intolerant speech. The competition, exacerbated by market logic and revered by the cultural industry, degenerates into a selfish and ambitious individualism, opposed to any project of solidarity. Moreover, it brings to the surface something of prejudice and xenophobia while creating or exasperating rivalries and perpetuating hierarchies. Adapting him/herself to this is the demand made to the young people. Quickly, without time to think about it. en
dc.format.extent 1 v.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Sociologia pt_BR
dc.subject.classification Sociologia politica pt_BR
dc.subject.classification Juventude pt_BR
dc.subject.classification Relações humanas pt_BR
dc.subject.classification Concorrencia pt_BR
dc.subject.classification Capitalismo pt_BR
dc.title Competição, irreflexão, conformismo: crítica à cultura da adaptação pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


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