Determinação dos padrões de viagens e taxas de geração de viagens de automóveis e caminhões para indústrias: o caso de Tubarão/SC
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Goldner, Lenise Grando |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Silva, Mayara Orlandi da |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T03:35:27Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T03:35:27Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T03:35:27Z |
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dc.identifier.other |
280143 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93806 |
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dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Assim como outros polos geradores de viagens (PGVs), as indústrias provocam mudanças no tráfego de seu entorno, devido às viagens realizadas por funcionários e caminhoneiros, porém poucos são os estudos, especialmente no Brasil, voltados a esse tipo de empreendimento. Este trabalho apresenta uma pesquisa em três indústrias na cidade de Tubarão, SC, realizada entre os meses de março e junho de 2008, que consistiu em entrevistas com a administração e a aplicação de questionários a uma amostra estratificada de funcionários e caminhoneiros, nos dias típicos do empreendimento, a fim de se obter o perfil socioeconômico e as características das viagens. Paralelamente às entrevistas, realizaram-se contagens volumétricas de tráfego nos principais acessos, no período de 24 horas, em intervalos de 15 minutos. Da análise dos resultados, obteve-se a movimentação de entrada e saída de veículos particulares, caminhões e veículos em geral, bem como a percentagem de pico horário correspondente. Mediante o somatório de fluxos, foi possível elaborar as taxas de geração de viagens em função da área total construída e do número de funcionários para esse tipo de empreendimento. Com base na bibliografia disponível, realizou-se a comparação das taxas e volumes de viagens propostas na pesquisa com os modelos existentes, extraídos principalmente das publicações do Institute of Transportation Engineers (ITE), da Companhia de Engenharia de Tráfego de São Paulo (CET) e de Keefer. Posteriormente, foi realizada uma análise comparativa entre os resultados obtidos nas três indústrias pesquisadas. |
pt_BR |
dc.format.extent |
146 p.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia civil |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Viagens |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Industrias |
pt_BR |
dc.title |
Determinação dos padrões de viagens e taxas de geração de viagens de automóveis e caminhões para indústrias: o caso de Tubarão/SC |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |
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