Abstract:
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Procedimentos de ensino baseados no Paradigma de Equivalência são descritos na literatura como um dos meios mais eficientes para ensinar pessoas deficientes mentais (DM) a ler e escrever. No entanto, é preciso ainda ampliar a demonstração da eficiência de programas voltados ao ensino dessas pessoas. Dessa forma, pretendeu-se responder à pergunta de pesquisa: Qual a eficiência de um programa para ensinar palavras, números, numerais, cores, quantidades e frases compostas por estes estímulos a pessoas deficientes mentais que estão em processo de ingresso no mercado de trabalho? Participaram deste estudo oito alunos deficientes mentais inscritos em uma instituição da Região Sul do Brasil. O programa de ensino de classes de comportamentos foi planejado por meio de dois experimentos. Os comportamentos de ler e escrever frases, formadas por substantivos, adjetivos e números, foram ensinados por meio de um procedimento de discriminação condicional de escolha de acordo com o modelo (Matching To Sample) por exclusão de estímulos numéricos (quantidades, números e numerais) e de palavras (substantivos e adjetivos) conhecidos. O procedimento de matching foi programado por meio de um delineamento de Linha de Base Múltipla. A partir de uma entrevista informal foram selecionadas três classes de estímulos: numéricos compostos por três subclasses de estímulos (números 1, 2 e 3; numerais UM, DOIS, TRÊS e as quantidades ?, ??, ???); palavras/substantivos concretos (FACA, PATO, DEDO) e cores/adjetivos (ROSA, PRETO, ROXO). Cada uma dessas classes de estímulo fez parte de uma etapa do procedimento. O 1º experimento, realizado por meio do software Mestre®, constou de classes de estímulos experimentais compostas por um único elemento de cada vez, apresentadas em quatro Etapas: a Etapa I foi composta por um Teste inicial, já as Etapas II, III e IV foram subdivididas em três Fases: de Linha de Base, de Ensino/Exclusão e de Equivalência. O 2º experimento, disposto em três Etapas, foi composto pelo agrupamento das classes de estímulos experimentais ensinadas no 1º experimento, resultando na formação de frases compostas por um numeral, um substantivo concreto e um adjetivo. O 2º experimento foi realizado por meio do programa de apresentação PowerPoint com a inclusão de duas sondas de leitura na Etapa II da Fase de Ensino. Os dados mostram que os participantes do 1º Experimento aprenderam a ler e escrever as palavras de ensino e a identificar números. No entanto, dois participantes não iniciaram o 2º Experimento, pois necessitaram de um número maior de sessões no decorrer do 1º Experimento. Os resultados do 2º Experimentam mostram que todos os participantes adquiriram o comportamento de ler com compreensão as classes de estímulos apresentadas. Nas Fases de testes de equivalência dos dois experimentos, os participantes estabeleceram as relações de equivalência BC/CB. Os dados desse segundo experimento demonstram também a emergência de novas relações (frases) que surgiram a partir das relações condicionais ensinadas independentemente. Os resultados obtidos indicam a eficiência do programa de ensino das relações AB, AC, AE, AC, bem como o ensino de frases compostas pelo conjunto de classes de estímulos ensinadas anteriormente (estímulos numéricos, palavras/substantivos e palavras/adjetivos). Pode-se afirmar sobre a relevância social do programa, em particular, da relevância educacional, na medida em que possibilitou o aumento do repertório de ler frases formadas por números e palavras (substantivos e adjetivos) a adultos deficientes mentais que estão em processo de ingresso no mercado de trabalho. |