O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e sua navegabilidade: um estudo no fluxo do processo editorial no Portal de Periódicos da UFSC

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O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e sua navegabilidade: um estudo no fluxo do processo editorial no Portal de Periódicos da UFSC

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Título: O Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas e sua navegabilidade: um estudo no fluxo do processo editorial no Portal de Periódicos da UFSC
Autor: Alvorcem, Rochelle Martins
Resumo: Esta dissertação avalia o sistema de navegação no fluxo do processo editorial do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), verificando se o mesmo alcança o propósito de usabilidade junto aos editores. O plano metodológico adotado é o de Rosenfeld e Morville, que procura estudar e identificar elementos da Arquitetura da Informação (AI), relacionando-os ao usuário, ao contexto e ao conteúdo. Utiliza, como contexto de pesquisa, o Portal de Periódicos da Universidade Federal de Santa Catarina e as revistas eletrônicas que fazem parte desse portal. Emprega duas formas de coleta de dados: um questionário aplicado junto aos editores das revistas, seguindo a lógica das heurísticas de Nielsen de usabilidade, os atributos da usabilidade e os atributos do contexto de uso - NBR 9241-11; e uma ficha de avaliação (checklist), aplicada pelo pesquisador, para identificar elementos da arquitetura da informação no sistema de navegação do SEER. Dentre os 38 questionários enviados, 19 retornaram e, destes, 17 foram considerados válidos para esta análise. Os resultados apontam que o SEER está alcançando, de forma satisfatória, o propósito de usabilidade junto aos editores. Conforme as respostas obtidas, 64,7% indicam que a utilização do SEER é de forma integral; 47,1% afirmam que, eventualmente, o SEER é interativo/intuitivo; 52,9% consideram baixo o grau de dificuldade para aprender e memorizar as etapas do fluxo do processo editorial; 76,5% garantem que o suporte do Portal sempre responde as dúvidas e questionamentos e 94,1% dos respondentes avaliam o fluxo do processo editorial do SEER, de um modo geral, entre bom (58,8%) e ótimo (35,3%), atingindo o propósito de usabilidade. Quanto à eficácia, 75% dos respondentes estão alcançando seus objetivos, mostrando que a eficácia do sistema está entre alta (25%) e média (50%); e 80% dos respondentes declaram que o grau de eficiência do SEER está entre alto (20%) e médio (60%). Quanto à satisfação, 80% dos respondentes estão satisfeitos com o SEER. Referente à avaliação do sistema de navegação do SEER através do checklist, algumas sugestões foram listadas. Na síntese para aprimoramento do SEER recomenda-se: revisão no sistema de navegação, rótulos mais claros, listagem de pareceristas/avaliadores, tutoriais mais explicativos, ajuda on-line, documentação e mensagens mais claras.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93686
Data: 2012-10-25


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