A Construção social da empresa em tempos de responsabilidade social corporativa: um estudo de caso a partir da Whirpool SA

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A Construção social da empresa em tempos de responsabilidade social corporativa: um estudo de caso a partir da Whirpool SA

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Title: A Construção social da empresa em tempos de responsabilidade social corporativa: um estudo de caso a partir da Whirpool SA
Author: Universidade Federal de Santa Catarina; Orchard, Maria Soledad Etcheverry
Abstract: Neste trabalho nos propomos empreender um estudo acerca da construção de programas sociais que estão sob a égide da chamada Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Nosso objetivo principal constituiu-se em averiguar como são estabelecidas as relações da empresa com a dinâmica da sociedade na proposição de atividades voluntárias voltadas a promover o desenvolvimento social e econômico de parcelas da população brasileira. A pesquisa contou com uma revisão bibliográfica com ênfase nos autores da Sociologia Política e da Sociologia Econômica que tratam criticamente da atuação do Terceiro Setor nas questões de caráter social bem como sobre o tema da legitimidade das empresas no capitalismo contemporâneo. Como estudo de caso focamos a criação do Instituto Consulado da Mulher, principal ação de RSE da empresa Whirlpool pela marca Consul no Brasil. Observou-se que, embora a empresa leve em conta sua estratégia de atuação no mercado nacional como base fundamental para a criação do projeto social, este adquire, ao longo de sua trajetória, múltiplos vínculos sociais. A rede estabelecida entre a empresa, o Instituto Consulado da Mulher, instituições sociais de apoio à mulher e entidades do poder público promovem o capital social dos grupos de Economia Solidaria das mulheres em situação de vulnerabilidade social.In this work we propose to develop a study about the construction of social programs which belong to the so-called Corporate Social Responsability (CSR). Our main objective constituted to investigate how the company's relations to the dynamics of the society are established in the proposition of voluntary activities aiming to promote the social and economic development of segments of the brazilian population. The research comprises an extensive literature review of authors of polical sociology and the economic sociology wich deal critically with the performance of the Third Sector in social issues as well as the subject of legitimacy of the companies in the contemporary captalism. As a case study we focused the creation of Instituto Consulado da Mulher, the main action of CSR of Consul brand in Brazil. It was observed that while the company takes in account it's action strategy in the domestic market as the basis for the creation of social project, it acquires along its trajectory multiple social ties. The network stablished among the companies, Instituto Consulado da Mulher, women care institutions and public service agencies promotes the social capital of the solidarity economy groups for women in situations of social vulnerability.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93648
Date: 2012-10-25


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