Integração ensino-serviço no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina
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dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Carcereri, Daniela Lemos |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Souza, Ana Luiza de |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-25T01:21:22Z |
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dc.date.available |
2012-10-25T01:21:22Z |
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dc.date.issued |
2012-10-25T01:21:22Z |
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dc.identifier.other |
276267 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93644 |
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dc.description |
Dissertação [mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Odontologia, Florianópolis, 2010 |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo objetivou compreender o programa de integração ensino-serviço entre o Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina e a Secretaria Municipal de Saúde do Município de Florianópolis. A abordagem foi qualitativa, e a pesquisa caracterizada como estudo de caso. Foram avaliados documentos, notas de campo, e realizadas entrevistas individuais e em grupo com gestores, docentes, estudantes e preceptores. As informações foram transcritas e analisadas seguindo os pressupostos da Análise Temática de Conteúdo. A articulação dos dados com o referencial teórico gerou dois Eixos Temáticos: um Ativador e outro Em Construção do programa; e quatro categorias: A Parceria Ensino-Serviço, A Estrutura Curricular, A Mudança de Paradigma e As Práticas Pedagógicas. Observou-se que a carga horária de inserção dos estudantes nos serviços de saúde é satisfatória. Percebe-se modificação de práticas no ensino e serviço, visando o entendimento contextualizado do processo saúde-doença e a produção do cuidado integral em saúde, de acordo com as necessidades da população. Entretanto, existem dificuldades na interface universidade/serviço, entre os participantes e presença de grupos resistentes à reestruturação de atividades. Tais dificuldades são enfrentadas por meio da sensibilização da necessidade de mudança, e da construção e readequação do programa. Conclui-se que o programa de integração ensino-serviço da Universidade Federal de Santa Catarina e da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis, está caracterizado mais fortemente como eixo em construção. Como eixo ativador destacou-se a categoria Parceria Ensino-Serviço. O desenvolvimento do programa, além do empenho da Universidade e dos serviços, requer a formação dos docentes e preceptores e ampliação do espaço de discussão entre instituições. |
pt_BR |
dc.format.extent |
142 f.| il. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Educação em Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Recursos Humanos em Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Odontologia |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudo e ensino |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Integração universitaria |
pt_BR |
dc.title |
Integração ensino-serviço no Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação [mestrado) |
pt_BR |
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