Cayucos: estudo de caso de um especial multimídia no Clarín.com

DSpace Repository

A- A A+

Cayucos: estudo de caso de um especial multimídia no Clarín.com

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Longhi, Raquel Ritter pt_BR
dc.contributor.author Luz, Andréa Aparecida da pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-25T00:48:55Z
dc.date.available 2012-10-25T00:48:55Z
dc.date.issued 2012-10-25T00:48:55Z
dc.identifier.other 282917 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93610
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Jornalismo, Florianópolis, 2010 pt_BR
dc.description.abstract Este estudo analisa o especial multimídia Cayucos, do jornal argentino on-line Clarín.com, detalhando as etapas de seu processo produtivo e apontando as especificidades da linguagem webjornalística desse produto. Tendo como pressupostos que o cenário de convergência tecnológica e o ambiente empresarial de acirrada concorrência influenciam diretamente a conformação das empresas de mídia e seus produtos, e partindo da hipótese de que as condições profissionais e de infraestrutura influenciaram a produção de Cayucos, procuramos verificar como esses fatores atuam durante a elaboração do multimídia. Para responder a essa questão, utilizamos o Estudo de Caso único, combinado com observação simples e não participante na redação e entrevistas semiestruturadas com toda a equipe multimídia. O resultado que se apresenta é que, embora os fatores tecnológicos (equipamentos e tecnologias disponíveis) e sócio-organizacionais (aspectos editoriais, administrativos e financeiros) tenham grande influência sobre a viabilidade de um produto multimídia, é a ação pessoal, do jornalista e da equipe que determina fundamentalmente a conformação de Cayucos. Constatou-se ainda que esse especial utiliza uma linguagem que mistura elementos do cinema, da televisão e de outros meios, mas dado seu cunho essencialmente jornalístico, pode ser definido como uma webreportagem especial temática. O produto apresenta pelo menos quatro das seis características do webjornalismo, a saber: hipertextualidade, multimidialidade, interatividade e memória. pt_BR
dc.format.extent 149 p.| il., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo pt_BR
dc.subject.classification Linguagem pt_BR
dc.subject.classification Jornalismo eletrônico pt_BR
dc.subject.classification Multímidia interativa pt_BR
dc.title Cayucos: estudo de caso de um especial multimídia no Clarín.com pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Silveira, Mauro César pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
282917.pdf 1.659Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar