Ferramenta de diagnóstico para organizações complexas

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Ferramenta de diagnóstico para organizações complexas

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Título: Ferramenta de diagnóstico para organizações complexas
Autor: Silveira, Aline Maria de Oliveira Lopes
Resumo: A presente dissertação propõe o desenvolvimento de uma ferramenta de diagnóstico organizacional com base nas relações complexas de um sistema de produção. O intuito é vislumbrar possibilidades para a organização atingir os objetivos de desempenho: qualidade, custo, flexibilidade, confiabilidade e velocidade. A princípio, levantaram-se alguns conceitos da teoria de sistemas proposta por Niklas Luhmann. Em seguida, buscou-se o entendimento a respeito da teoria da complexidade, que é apontada como alternativa para intervir em sistemas que possuem muitas partes diferentes e em interações. Para representar o sistema de produção, consideraram-se treze categorias de análise, identificadas em pesquisas anteriores a esta, sendo elas: Tempo de Ciclo; Fábrica; Equipamentos e Tecnologia; Desempenho Operacional; Desenvolvimento de Novos Produtos; Investimentos; Qualidade; Organização e Cultura, Saúde e Segurança; e Gestão Ambiental; Planejamento; Programação; e Controle da Produção. Além dessas treze categorias de análise, é sabido que a atividade de produção de uma empresa é inicialmente planejada e programada para se atingirem os objetivos de qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo (SLACK et al.,1997). Dadas essas considerações, desenvolveu-se uma ferramenta de diagnóstico que relaciona cada categoria de análise com os objetivos de desempenho, através de assertivas. A pesquisa se caracteriza como um estudo teórico-empírico, com abordagem de pesquisa predominantemente qualitativa descritiva, realizada através do método indutivo e pesquisa de campo de caso único. Foram utilizadas as assertivas desenvolvidas como instrumento de coleta de dados, através de entrevistas semi-estruturadas, além de análise documental. Os integrantes da organização que participaram da aplicação da ferramenta expuseram suas idéias de melhoria para o aperfeiçoamento dos processos. Essas idéias foram coletadas e, inicialmente, analisadas individualmente e depois em conjunto. Em seguida, verificou-se a existência de inter-relações entre as mesmas, permitindo avaliar e selecionar soluções integradoras. As idéias foram agrupadas em torno do que se chamou aqui de fatores de prática. A partir desses fatores, escolheram-se três para orientar projetos de melhoria, que foram elaborados pelos próprios integrantes da organização. A sistemática de formulação de projetos de mudança organizacional com base nas relações existentes entre as idéias e os projetos prospectados possibilita a cooperação e o melhor aproveitamento dos esforços de melhoria nas organizações. A análise das inter-relações permitiu a validação dos conceitos relacionados à importância de uma visão integrada da gestão organizacional. Nesse sentido, as contribuições teóricas são relevantes, objetivando a construção de um modelo de interpretação e aproveitamento das influências das categorias de análise nos objetivos de desempenho.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Administração, Florianópolis, 2010
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93591
Data: 2012-10-25


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