A trajetória histórica da escola na comunidade Guarani de Massiambu, Palhoça/SC: um campo de possibilidades

DSpace Repository

A- A A+

A trajetória histórica da escola na comunidade Guarani de Massiambu, Palhoça/SC: um campo de possibilidades

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Nötzold, Ana Lúcia Vulfe pt_BR
dc.contributor.author Rosa, Helena Alpini pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T21:21:49Z
dc.date.available 2012-10-24T21:21:49Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 264183 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93388
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação tem como objetivo principal o levantamento da trajetória histórica da Escola Indígena de Ensino Fundamental Kaa kupe na comunidade indígena Guarani de Massiambu, próprios de aprendizagem. Palhoça, SC, nas três últimas décadas do século XX e anos iniciais do século XXI, especificamente entre os anos 1988 e 2006. Com os pressupostos da Etno-história, busca-se compor uma história do tempo presente, auxiliada pela metodologia da História Oral, através de entrevistas gravadas e transcritas. A partir da oralidade, registram-se as #experiências das pessoas vivas#, percebendo as relações entre história e memória. Parte-se dos elementos culturais, lingüísticos e identitários do povo Guarani do litoral do Brasil e de Santa Catarina, reunidos no nhandereko, modo de ser e de viver, que abrange a ligação profunda com a natureza, a vida espiritual. Na seqüência, passa-se para os elementos que possibilitam e regularizam a presença da escola nas comunidades indígenas, tendo como referência o significado da educação tradicional Guarani, a legislação e a formação de professores. Aborda-se a trajetória histórica da escola Kaa kupe como um campo de possibilidade e representação para outras realidades de escolas indígenas. Por fim, estabelece-se uma relação entre os aspectos culturais Guarani e a proposta de escola diferenciada, com processos. This dissertation has as main objective the research of the historical trajectory of the Indigenous Elementar School Kaa kupe on the indigenous community Guarani of Massiambu, Palhoça, SC, in the last three decades of the twentieth century and early years of the twenty-first century, specifically between the years 1988 and 2006. With the purpose of Ethno-history, is tried to compose a history of the present time, aided by the oral history methodology, through interviews recorded and transcribed. From orality, register the "experience of living persons#, realizing the relationship between history and memory. It comes from the cultural elements, language and identity of the Guarani people of the coast of Brazil and Santa Catarina, reunited on the nhandereko, way of being and living, which includes a deep connection with nature, the spiritual life. Following, move to the elements that enable and regulate the presence of schools in the indigenous communities, having as reference the significance of traditional Guarani education, legislation and teachers qualification. Is discussed the historical trajectory of the school Kaa kupe as a field of possibilities and representation to other realities of indigenous schools. Finally, is established a relation between Guarani cultural aspects and the proposal of a different school, with its own processes of learning. pt_BR
dc.format.extent xvi, 165 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Indios Guarani pt_BR
dc.subject.classification Educação pt_BR
dc.subject.classification Palhoça (SC) pt_BR
dc.subject.classification Escolas pt_BR
dc.subject.classification História pt_BR
dc.subject.classification Palhoça (SC) pt_BR
dc.subject.classification Indios - pt_BR
dc.subject.classification Cultura pt_BR
dc.title A trajetória histórica da escola na comunidade Guarani de Massiambu, Palhoça/SC: um campo de possibilidades pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
264183.pdf 14.40Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar