Uma proposta para síntese de controle realimentado dos tempos de verde em redes de tráfego veicular urbano

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Uma proposta para síntese de controle realimentado dos tempos de verde em redes de tráfego veicular urbano

Mostrar registro simples

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Kraus Junior, Werner pt_BR
dc.contributor.author Dietrich, José Dolores Vergara pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T18:45:13Z
dc.date.available 2012-10-24T18:45:13Z
dc.date.issued 2012-10-24T18:45:13Z
dc.identifier.other 271325 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93233
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Automação e Sistemas, Florianópolis, 2009 pt_BR
dc.description.abstract O ajuste dos semáforos em uma malha viária urbana nem sempre é adequado em função da dificuldade de atualizar os planos de tempos semafóricos que são a base da operação dos controladores de "tempo fixo" atualmente em uso. Dentre as ações possíveis para amenizar os efeitos negativos desse ajuste inadequado estão as estratégias de controle em tempo-real que têm por objetivo o aumento da eficiência das malhas viárias urbanas através de ajustes contínuos dos tempos semafóricos para as atuais condições de tráfego. A estratégia de controle Traffic-responsive Urban Control (TUC) é uma estratégia recentemente desenvolvida que apresenta bons resultados práticos quando comparada ao controle por tempos fixos e a outras estratégias de tempo real. Neste trabalho, foram explorados aspectos dinâmicos da estratégia TUC que não foram devidamente explorados na literatura existente. Em particular, observou-se um fenômeno de oscilações dos sinais de controle da estratégia mesmo na ausência de variações nos volumes de tráfego, ou seja, quando se esperaria um controle constante. Embora os volumes de tráfego permaneçam sem variações, estas oscilações dos tempos semafóricos induzem variações no tráfego, o que causa, além do deterioramento dos índices de desempenho da malha, perturbações para os usuários da via que esperam um comportamento estável do controle de tráfego. Com o objetivo de eliminar tais flutuações, apresenta-se uma estratégia de controle de tempos de verde diferente da sugerida na estratégia TUC original. Resultados de simulação mostram a superioridade da proposta deste trabalho para os casos testados. pt_BR
dc.format.extent xxiii, 61 p.| tabs., grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de sistemas pt_BR
dc.subject.classification Automação pt_BR
dc.subject.classification Semaforo pt_BR
dc.subject.classification Automação pt_BR
dc.subject.classification Transito urbano pt_BR
dc.subject.classification Controle pt_BR
dc.title Uma proposta para síntese de controle realimentado dos tempos de verde em redes de tráfego veicular urbano pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Camponogara, Eduardo pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
271325.pdf 1.026Mb PDF Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar