Title: | A utilização do regime aduaneiro Drawback como um fator competitivo à indústria automobilística |
Author: | Chamone, Mariana Veltem |
Abstract: |
Pesquisa que relata a importância da busca contínua por múltiplas ferramentas que possibilitem a promoção da competitividade na indústria automobilística, diante do frenético cenário internacional. Demonstração da evolução das estratégias de mercado a partir da globalização da economia e da queda das fronteiras entre os países, impulsionada principalmente pelo acirramento da concorrência. Em uma tentativa de agregar valor ao produto, emerge a necessidade de se implementar conceitos, métodos e ferramentas logísticas nas organizações e em sua Cadeia de Suprimentos. Ênfase no regime aduaneiro especial drawback como um dos recursos eficazes para viabilizar a competitividade, definido como incentivo fiscal para redução do preço de exportação de um veículo automotivo direcionado à exportação. A implantação deste regime aduaneiro especial do comércio exterior viabiliza o fluxo logístico internacional de matérias-primas, facilitando melhor triagem de fornecedores em um âmbito global. Neste sentido, o regime é também analisado sob o foco de uma estratégia de marketing internacional aplicada à indústria automobilística com o objetivo de criar vantagens competitivas, bem como melhorar seu parque de fornecedores e a qualidade dos insumos utilizados. Tal pesquisa estrutura-se metodologicamente de forma aplicada, demonstrando principalmente dados qualitativos em um ambiente descritivo e de fundamento bibliográfico. A pesquisa demonstrou um estudo de caso da utilização do regime especial na montadora de veículos de passeio e comerciais Fiat Automóveis, de forma que serão apresentadas as principais características e funcionalidades da adequação corporativa ao regime aduaneiro, perante a visão qualitativa do comércio exterior, da logística e do marketing internacional. Apresenta também os resultados obtidos pelos benefícios quantitativos proporcionados pelo regime nos processos de importação e exportação, com base nos regulamentos brasileiros. Os resultados obtidos ao fim desta pesquisa justificaram os objetivos gerais e específicos do estudo por comprovar matematicamente o regime aduaneiro drawback como mais uma ferramenta eficaz na busca pela competitividade corporativa. Research that reports the importance of continuous search for multiple tools that allows the promotion of competitiveness in the automotive industry, before the frenetic international scene. Demonstration of the development of strategies to market from the global economy and the fall of the borders between countries, driven primarily by a worsening of the competition. Due to the tentative to add value to the product, emerges the need to implement concepts, methods and tools in the logistical organization and its supply chain. Special emphasis on customs drawback as an effective resource to achieve competitiveness, defined as tax incentive to reduce the export price of a motor vehicle intended for export. The deployment of the special customs regime of foreign trade logistics enables the flow of international raw materials, facilitating better screening of suppliers in a global sourcing context. In this sense, the scheme is also analyzed from the focus of a marketing strategy applied to the international automotive industry with the objective of creating competitive advantages and improve their stock of suppliers and quality of inputs used. According to its methodology, this research is structured in a case study, describing most of times, qualitative data in a descriptive bibliographic environment. This research demonstrates a business case application into Fiat Automoveis. It describes drawback#s main characteristics and functionalities presented by international trade, logistic and international marketing#s aspects. Thus, it presents the measurable results provided by the association of this resource into export and import process, based on Brazilian regulation. The obtained results at the end of this research justified general and specific objectives since they proved mathematically customs drawback regime as one more effective tool in the quest for corporate competitiveness. |
Description: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil |
URI: | http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/93186 |
Date: | 2009 |
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268501.pdf | 582.7Kb |