A revista Capricho como um lugar de memória (décadas de 1950 a 1960)

DSpace Repository

A- A A+

A revista Capricho como um lugar de memória (décadas de 1950 a 1960)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Pedro, Joana Maria pt_BR
dc.contributor.author Miguel, Raquel de Barros Pinto pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T14:54:08Z
dc.date.available 2012-10-24T14:54:08Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266665 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92989
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho tem como objetivo apresentar a possibilidade de uma revista, destinada ao público feminino, servir como "lugar de memória" (Pierre Nora). Para tanto, formou-se um grupo com três mulheres que foram leitoras da revista Capricho nas décadas de 1950 e 1960, onde elas puderam folhear exemplares da revista da época citada. As memórias das três entrevistadas me deram o "sumário" desta tese. Suas falas lançaram faróis diante de alguns temas, como a publicidade e as fotonovelas. Dessa forma, dividi este trabalho em duas partes. A primeira, que compreende o capítulo 1, está relacionada ao primeiro momento de minha pesquisa, ao contato que tive com minhas três entrevistadas. Neste capítulo discuto dois grandes temas: memória e as possíveis relações estabelecidas entre leitoras e revistas. A segunda parte desta tese é composta por dois capítulos: um sobre fotonovela e outro sobre publicidade. A fotonovela foi referida, por todas elas, como sendo o grande motivador para a compra da Capricho. Neste capítulo conto um pouco da história deste tipo de narrativa sentimental, num segundo momento abordo a relações entre leitoras e fotonovelas, tecendo discussões sobre as heroínas, os heróis, o amor, os códigos morais e de conduta, entre outras questões. A publicidade foi o maior desencadeador de memórias. No capítulo dedicado a esse tema discuto a possibilidade que a publicidade abre para a análise dos papéis sociais que se espera que sejam desempenhados por mulheres e homens de uma determinada época. Apresento reflexões acerca da publicidade como fonte de informação, na seqüência, desenvolvo uma discussão sobre a relação entre os anúncios e os cuidados de si e os cuidados do outro, seguido por ponderações sobre as imagens das mulheres que ilustram as publicidades. Importante ressaltar que todos os temas que discuto ao longo desta tese: memória, práticas de leitura, fotonovela e publicidade, têm como pano de fundo as categorias gênero e subjetividade. Através desta pesquisa foi possível vislumbrar uma forma de acesso através das revistas, memórias e narrativas a aspectos relacionados à história das mulheres e das relações de gênero. Ficando, também, evidenciado que a revista Capricho além de um "lugar de memória" compreende um espaço de contribuição para a constituição de subjetividades de mulheres de diferentes épocas. pt_BR
dc.format.extent 1v| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Ciências Humanas pt_BR
dc.subject.classification Periodicos para mulheres pt_BR
dc.subject.classification Subjetividade pt_BR
dc.subject.classification Fotonovela pt_BR
dc.subject.classification Literatura popular pt_BR
dc.subject.classification Relações de gênero pt_BR
dc.subject.classification Publicidade pt_BR
dc.title A revista Capricho como um lugar de memória (décadas de 1950 a 1960) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Rial, Carmen Silvia pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
266665.pdf 8.714Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar