Abstract:
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Atualmente, existem entre o governo municipal, o empresariado do turismo e os principais agentes do comércio e serviços, estratégias conjuntas de promoção de Curitiba, que fazem parte do projeto da trajetória e gestão urbana implementadas na cidade, notadamente nos últimos 40 anos. Tais estratégias consolidaram o ambiente urbano-metropolitano e reforçaram a inserção regional na divisão internacional do trabalho a partir de elementos que vêm garantindo renovado padrão de atratividade a vários segmentos da capital paranaense. Entre as atividades renovadas, refuncionalizadas ou postas sob ambientes internacionalizados situa-se a dinamização do turismo. O Espaço Estação, no centro da metrópole, vem se apresentando como local turístico que gera empregos e, também, tem se tornado destino para grandes eventos, apresentando-se conjuntamente como sinônimo de "avanço" para o turismo nacional e internacional, uma vez que se constitui prioritariamente como uma das imagens ideológicas da cidade contemporânea, comprometida com aspectos culturais, com o centro de convenções, de características conceituais marcantes, especialmente relacionados à flexibilidade, à multifuncionalidade e articulação junto aos museus, teatros, cinemas, etc. A pesquisa tem como objetivo: analisar na organização socioespacial da área central da Cidade de Curitiba como vem se efetivando a dinâmica do Espaço Estação e, consequentemente, suas conexões com as refuncionalizações locais. |