A implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivas

DSpace Repository

A- A A+

A implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivas

Show full item record

Title: A implementação de jogos de regras no cotidiano escolar como forma de estimulação das funções executivas
Author: Taboada, Nina Garcia
Abstract: Diversos autores advindos da Psicologia e Neurociência Cognitiva demonstram que as Funções Executivas são essenciais para o desenvolvimento de habilidades necessárias para uma boa performance escolar. Funções Executivas (F.E.) podem ser compreendidas como um conjunto de habilidades importantes para o estabelecimento e cumprimento de metas, planejamento e resolução de problemas. O presente estudo procurou demonstrar a eficácia dos jogos de regras como método eficaz para o desenvolvimento e aprimoramento das F.E. através da aplicação sistematizada e observações individualizadas de escolares. Foram realizados cerca de 11 encontros com 32 crianças de séries diversificadas (1º ano, terceira e quinta série do Ensino Fundamental), onde jogos de regras foram utilizados. Foi criada uma Ficha de Avaliação Individual (FAI) para que comportamentos indicativos das F.E. pudessem ser avaliados. Foi demonstrado que os encontros auxiliaram no desenvolvimento das F.E. na maioria dos participantes, bem como o fato das FAI´s serem instrumentos úteis para o acompanhamento do desenvolvimento da criança durante as atividades, e até como ferramenta diagnóstica para possíveis dificuldades de aprendizagem. A partir dos resultados encontrados são sugeridos novos estudos, com algumas correções metodológicas necessárias para o desenvolvimento de estudos científicos mais específicos na área.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Florianópolis, 2009
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92832
Date: 2012-10-24


Files in this item

Files Size Format View
269450.pdf 2.041Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar