Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)

DSpace Repository

A- A A+

Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS)

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Casarotto Filho, Nelson pt_BR
dc.contributor.author Saldanha, Jorge Alberto Velloso pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T10:52:01Z
dc.date.available 2012-10-24T10:52:01Z
dc.date.issued 2012-10-24T10:52:01Z
dc.identifier.other 270187 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92655
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo geral deste estudo foi propor estruturas de cooperação em estratégias de marketing para micro, pequenas e médias empresas de clusters de fabricação de calçados. A pesquisa foi realizada em duas fases distintas, sendo a primeira de abordagem qualitativa e a segunda de abordagem quantitativa. Em relação aos objetivos, a pesquisa foi classificada como descritiva. Pesquisaram-se dois clusters, um localizado no Vale do Rio Tijucas(SC) e o outro localizado no Vale do Rio Paranhana(RS). A primeira fase da pesquisa iniciou-se com a elaboração de um meta estudo. Posteriormente, realizaram-se duas entrevistas exploratórias com os executivos da governança dos clusters. A primeira fase da pesquisa encerrou-se com a elaboração dos instrumentos de pesquisa. Na segunda fase do estudo realizou-se o pré-teste dos instrumentos de pesquisa, a coleta de dados e, finalizando, o processamento e a análise dos dados. A coleta de dados da fase quantitativa foi constituída de vinte e quatro entrevistas aprofundadas, quatro referentes à governança dos clusters, dez realizadas com gestores das empresas do Vale do Rio Tijucas e as outras dez com gestores das empresas do Vale do Rio Paranhana. No estudo foram utilizados dois testes estatísticos, sendo um paramétrico (t de Student) e o outro não paramétrico (Mann-Whitney). O objetivo destes testes foi verificar se a média do grau de cooperação, concorrência e confiança entre as empresas dos clusters do Vale do Rio Tijucas e do Vale do Rio Paranhana eram significativamente diferentes ou se esta diferença era originada somente devido a fatores casuais. Os testes provaram que as médias dos graus de cooperação, concorrência e confiança entre os dois clusters não têm diferença significativa, podendo ser consideradas iguais. Para a elaboração das estruturas de cooperação propostas nos objetivos do estudo, foram pesquisadas doze estratégias de marketing. Como parte dos resultados, obteve-se o percentual de viabilidade destas estratégias poderem ser, ou não, realizadas de forma cooperada e de que maneira estas estratégias deveriam ser geridas. As estruturas de cooperação foram elaboradas baseando-se nestes resultados. Foram consideradas viáveis de serem realizadas de forma cooperada as estratégias e a forma de gestão com mais de 50% de viabilidade, na opinião dos gestores das empresas pesquisadas. Em resposta ao objetivo geral e a um dos objetivos específicos do estudo, elaboraram-se três estruturas de cooperação em marketing para clusters calçadistas. A primeira para ser implantada no cluster do Vale do Rio Tijucas, a segunda para ser implantada no cluster do município de Três Coroas(RS) e a terceira, de abordagem geral, para ser implantado em qualquer cluster de fabricação de calçados. Em resposta aos outros objetivos específicos do estudo, são oferecidos resultados referentes ao perfil das empresas e dos atores entrevistados, além da descrição das características da gestão no setor calçadista. Finalizando, detalham-se quais são as estratégias de marketing utilizadas pelas empresas nos mercados interno e externo, pois 60% das empresas pesquisadas atuam no mercado internacional. pt_BR
dc.format.extent 472 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia de produção pt_BR
dc.subject.classification Cluster industrial pt_BR
dc.subject.classification Calcados - pt_BR
dc.subject.classification Industria pt_BR
dc.subject.classification Marketing pt_BR
dc.subject.classification Santa Catarina pt_BR
dc.subject.classification Rio Grande do Sul pt_BR
dc.title Estruturas de cooperação em marketing para clusters de fabricação de calçados: um estudo nos clusters do Vale do Rio Tijucas (SC) e do Vale do Rio Paranhana (RS) pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
270187.pdf 8.554Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar