Escalonamento baseado em espaços de tuplas para grades computacionais

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Title: Escalonamento baseado em espaços de tuplas para grades computacionais
Author: Favarim, Fábio
Abstract: O escalonamento em grades envolve um grande número de tarefas. Estas incluem a busca de recursos em uma coleção de sistemas computacionais heterogêneos geograficamente distribuídos e a tomada de decisão de quais destes recursos usar. Apesar dos esforços dos escalonadores de grades atuais, estes possuem alguma dificuldade de garantir um bom escalonamento devido a natureza dinâmica da grade, isto é, a disponibilidade e a capacidade dos recursos da grade mudam dinamicamente. As informações sobre os recursos usadas pelos escalonadores são providas por um serviço de informação. Porém, o uso destas informações podem levar a escalonamentos que não são muito próprios devido a desatualização das mesmas. A principal contribuição desta tese é a proposta de uma nova infra-estrutura de escalonamento para grades computacionais, denominada GRIDTS. Nesta infra-estrutura os recursos é que são os responsáveis pela seleção das tarefas a serem executadas. Esta seleção é feita de acordo com as capacidades momentâneas do recurso. Lembrando que no escalonamento tradicional a busca é feita pelos escalonadores, os quais procuram recursos apropriados para as tarefas disponíveis, a abordagem proposta elimina a necessidade de um serviço de informação. Os recursos conhecem suas situações instantâneas permitindo a obtenção de bons escalonamentos. Portanto, a nossa proposta evita escalonamentos baseados em informações não precisas. A definição da infra-estrutura proposta está fortemente baseada na coordenação por espaço de tuplas. A infra-estrutura proposta também provê um escalonamento tolerante a faltas através da combinação de um conjunto de técnicas de tolerância a faltas. O GRIDTS é avaliado através de provas de correção, assim como por simulações. Os resultados obtidos demonstram que o GRIDTS é uma solução viável e que consegue atingir seus objetivos de modo eficiente, lidando com faltas sem afetar significativamente o escalonamento.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico. Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica
URI: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92621
Date: 2009


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