Formação ética na graduação em odontologia: realidades e desafios

DSpace Repository

A- A A+

Formação ética na graduação em odontologia: realidades e desafios

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Caetano, João Carlos pt_BR
dc.contributor.author Finkler, Mirelle pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T09:28:59Z
dc.date.available 2012-10-24T09:28:59Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 262735 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92501
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Odontologia. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo de caso teve como objetivo analisar a dimensão ética do processo de formação profissional em Odontologia, nos cursos de graduação brasileiros, para construir conhecimentos relativos a mudanças necessárias no sentido de se formar profissionais de saúde eticamente competentes. Para tanto, o objeto de estudo precisou ser delimitado por um marco conceitual, construído na interface de conceitos dispostos em diferentes níveis de abrangência: socialização primária, profissão e trabalho em saúde, formação em saúde, socialização profissional, currículo formal e oculto, formação ética e educação moral. O marco também colaborou no delineamento desta pesquisa qualitativa, em cuja primeira etapa um questionário enviado a coordenadores de 15 faculdades buscou traçar um panorama sobre como a formação ética vem sendo desenvolvida. Os resultados iniciais apontaram um comprometimento pontual dos cursos com a dimensão ética da formação profissional, indicando ações isoladas e limitadas, pouco intencionais e planejadas. Ao mesmo tempo, esta análise permitiu a seleção de duas instituições para o aprofundamento do estudo. Na segunda etapa, por meio de análise documental, buscou-se conhecer os fatores que influenciam a formação ética presentes no currículo formal. Na terceira etapa, focou-se nos fatores presentes no currículo oculto, através da coleta de dados em campo, valendo-se de entrevistas semidirigidas (10), observações diretas (10) e grupos focais (2). Os dados então coletados foram categorizados e reagrupados em três categorias temáticas - denominadas "modelos, mercado e poder"; "humanização"; e "ética no processo de socialização profissional" - revelando os fatores que influenciam a formação ética no currículo real, resultante da interação do currículo formal e do oculto. Os resultados apresentaram as realidades da formação ética vivenciadas nos cursos de graduação, confirmando a hipótese inicial de que a dimensão ética da formação profissional precisa ser mais bem desenvolvida para o pleno exercício da excelência profissional que é o objetivo principal da ética. O diálogo entre os dados coletados, os autores do marco conceitual e a pesquisadora apontaram então uma série de desafios que docentes e instituições precisam assumir no sentido de promoverem o desenvolvimento moral de seus estudantes e a vivência de valores humanizadores no ambiente acadêmico, de modo a fortalecer a dimensão ética do processo de formação profissional. Frente aos desafios levantados, algumas estratégias são propostas, ao final, para serem desenvolvidas com base nos valores da prudência, do realismo e da esperança, por todos os professores universitários que assumem o compromisso com a formação integral do ser humano e com a formação profissional ética de que a sociedade necessita. pt_BR
dc.format.extent 259 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Curriculos pt_BR
dc.subject.classification Bioética pt_BR
dc.subject.classification Dentistas pt_BR
dc.subject.classification Formação pt_BR
dc.subject.classification Educação em Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Recursos Humanos em Odontologia pt_BR
dc.subject.classification Escolas de Odontologia pt_BR
dc.title Formação ética na graduação em odontologia: realidades e desafios pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR
dc.contributor.advisor-co Ramos, Flavia Regina Souza pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
262735.pdf 4.046Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar