dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Cunha, Miriam Figueiredo Vieira da |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Abe, Veridiana |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T09:17:08Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T09:17:08Z |
|
dc.date.issued |
2009 |
|
dc.date.submitted |
2009 |
pt_BR |
dc.identifier.other |
266569 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92480 |
|
dc.description |
Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Pesquisa que objetivou identificar a participação do bibliotecário no processo de busca de informação dos estudantes de ensino médio de escolas particulares dos municípios de Itajaí e Florianópolis, Santa Catarina, Brasil. Leva em consideração o contexto de desenvolvimento da sociedade da informação, que faz intenso uso das tecnologias da informação e da comunicação. Entende que o desafio crítico para as escolas é possibilitar o aprendizado a partir de uma variedade de fontes de informação, pois a tecnologia, particularmente a Internet, modifica o ambiente de aprendizagem na escola. Os objetivos específicos deste trabalho foram: levantar como se processa a busca de informação na Internet pelos estudantes do Ensino Médio de escolas particulares de Itajaí e Florianópolis; analisar como os bibliotecários auxiliam a busca de informação pelos estudantes e analisar como os bibliotecários avaliam a busca de informação dos estudantes na Internet. Participaram da pesquisa 608 estudantes dos 1º, 2º e 3º anos do Ensino médio e 8 bibliotecários de 4 escolas particulares de Itajaí e 4 de Florianópolis. Os instrumentos de coleta de dados foram dois questionários e um roteiro estruturado, cujas questões foram agrupadas em categorias: como o bibliotecário auxilia; o uso da Internet; o uso da biblioteca e comportamento de busca de informação dos estudantes. A abordagem da pesquisa foi quanti-qualitativa e a técnica de análise empregada foi a análise de conteúdo de Bardin (2004). Emprega os pressupostos teóricos do Information Search Process de Carol Kuhlthau para investigar como os estudantes buscam a informação. As análises dos dados permitiram inferir que: a busca de informação na Internet não tem se processado nas bibliotecas escolares averiguadas; os estudantes associam o bibliotecário àquele que localiza livros; a percepção dos bibliotecários sobre o processo de busca de informação relaciona-se ao ato de localizar e identificar fontes de informação; o bibliotecário tem uma inexpressiva participação no auxílio à busca de fontes de informação na Internet ainda que avalie que possui conhecimentos para auxiliar os estudantes; os estudantes pouco utilizam a biblioteca para a realização de trabalhos escolares e os motivos apontados relacionam-se à: ambiência da biblioteca e principalmente em razão de possuírem tudo o que precisam em casa. Quase a totalidade dos estudantes usa os buscadores na Internet e 56% dos estudantes recorrem a sites que já conhecem. Os estudantes são otimistas em relação à informação que recuperam na Internet: no início da busca de informação na Internet, os estudantes sentem-se otimistas e confiantes; quando estão selecionando informações, otimismo e incerteza prevalecem; ao avaliar se é necessário buscar mais informações, os estudantes mostram-se satisfeitos, otimistas e com maior clareza sobre as informações que recuperaram. O momento de avaliar se a informação recuperada lhes serve é o momento que causa maior dúvida e incerteza. Infere-se que os bibliotecários avaliam que a busca de informação realizada pelos estudantes é um processo que estes desenvolvem de forma autônoma e facilmente; os profissionais avaliam que a Internet ajuda mais os estudantes a manterem-se informados do que para a realização de tarefas escolares ou para melhorar o desempenho escolar. |
pt_BR |
dc.format.extent |
145 p.| tabs., grafs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Ciência da informação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecarios |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Estudantes do ensino médio |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Internet na educação |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Bibliotecas escolares |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Florianopolis (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Itajai (SC) |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Profissionais da informação |
pt_BR |
dc.title |
A busca de informação na Internet: bibliotecários e estudantes de ensino médio de escolas particulares de Itajaí e Florianópolis |
pt_BR |
dc.type |
Dissertação (Mestrado) |
pt_BR |