Morte, música e sexualidade na Ópera Turandot de Puccini

DSpace Repository

A- A A+

Morte, música e sexualidade na Ópera Turandot de Puccini

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Almeida, Tereza Virginia de pt_BR
dc.contributor.author Sanson, Beatriz Tironi pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T07:48:01Z
dc.date.available 2012-10-24T07:48:01Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 266531 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92321
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão. Programa de Pós-Graduação em Literatura. pt_BR
dc.description.abstract Esta dissertação pretende ser uma análise multiangular da ópera Turandot, de Giacomo Puccini (1858-1924). Deixada incompleta pelo compositor e encenada pela primeira vez em 1926, esta ópera é vista pelos musicólogos William Ashbrook e Harold Powers como marco do fim da grande tradição operística da Itália. O trabalho considera o entrelaçamento das convenções musicais e das convenções discursivas da partitura músico-textual de Turandot, a fim de esclarecer como analogias, referências e contradições musicais podem contribuir para a eficácia da narrativa verbal. O estudo de Turandot levou à reflexão da ópera como gênero e a dissertação está organizada pela gradual exploração das camadas da obra, da mais externa, a ópera em geral, até a reflexão sobre a psicologia de suas personagens, passando pela influência mútua entre música e narrativa nas idiossincrasias de Turandot como construção músico-literária singular. This paper intends to be an analysis from many angles of the opera Turandot, by Giacomo Puccini (1858-1924). Left incomplete by its composer and taken to the stage for the first time in 1926, this opera is regarded by musicologists William Ashbrook and Harold Powers as the ending of Italy's great operatic tradition. This work considers the intertwining of musical and speech conventions from Turandot's musical and textual score, with the objective of clarifying how musical analogies, references and contradictions may contribute to verbal narrative's effectiveness. The analysis of Turandot led to the reflection of opera as genre, so the paper is organized according to the gradual exploring of that opera's layers, from the most external - that is, the opera in general - to the reflection over its characters' psychology, passing by the mutual influence between music and narrative in Turandot's idiosyncrasies as a musical-literary unique construction. pt_BR
dc.format.extent 100 f.| il. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.subject.classification Literatura pt_BR
dc.subject.classification Opera pt_BR
dc.subject.classification Musica pt_BR
dc.subject.classification Sexualidade pt_BR
dc.subject.classification Morte pt_BR
dc.title Morte, música e sexualidade na Ópera Turandot de Puccini pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
266531.pdf 4.503Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar