O ensino de biblioteconomia na região sul do Brasil: análise dos projetos pedagógicos dos cursos à luz das diretrizes curriculares nacionais

DSpace Repository

A- A A+

O ensino de biblioteconomia na região sul do Brasil: análise dos projetos pedagógicos dos cursos à luz das diretrizes curriculares nacionais

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Cunha, Miriam Figueiredo Vieira da pt_BR
dc.contributor.author Burin, Camila Koerich pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:53:33Z
dc.date.available 2012-10-24T06:53:33Z
dc.date.issued 2009
dc.date.submitted 2009 pt_BR
dc.identifier.other 269321 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92221
dc.description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo analisar os Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPC) de Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil à luz das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Biblioteconomia. Os seus objetivos específicos foram: identificar se o perfil dos formandos definido nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das IES da Região Sul do Brasil atende às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais; verificar se as competências e habilidades mencionadas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das IES da Região Sul do Brasil atendem às recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais; comparar os perfis, as competências e as habilidades dos formandos propostas nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Biblioteconomia das Instituições de Ensino Superior da Região Sul do Brasil. A pesquisa realizada foi do tipo quali-quantitativa, de caráter documental e teve como base a técnica de análise de conteúdo de Bardin (2004). Foram analisados os perfis, as competências e as habilidades propostas para os egressos dos cursos de Biblioteconomia dos Estados do Paraná (Universidade Estadual de Londrina # UEL), de Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC e Universidade do Estado de Santa Catarina # UDESC) e do Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul # UFRGS e Fundação Universidade Federal de Rio Grande # FURG). O estudo fundamentou-se em Delors et al. (2000) no que se refere à educação. Com relação à sociologia das profissões, teve como base as teorias de Freidson (1998) e Abbott (1988). As conclusões evidenciam que estes cursos utilizaram as recomendações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Biblioteconomia no Brasil como referência para a elaboração de seus PPCs. Os perfis propostos pelos cursos não se limitam a estas diretrizes, apresentando outras características, tais como: pró-atividade, capacidade de atuar em diversos ambientes, capacitação para o exercício da cidadania, capacidade de comunicação e competitividade. Quanto às competências e às habilidades do egresso, os cursos da UEL, da UFSC e da FURG seguem as recomendações do acordo do Mercosul para o Ensino de Biblioteconomia, com relação às competências e habilidades desejáveis aos egressos dos cursos de Biblioteconomia pertencentes aos países membros deste Bloco. Espera-se que os resultados apresentados neste estudo possam contribuir para pesquisas que abordem esta temática e sejam incentivadores de novas análises do ensino de Biblioteconomia no Brasil. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to analyse the Educational Plans of the Librarianship courses of higher education institutions in Southern Brazil in the light of the National Curriculum Guidelines. The specific objectives were: to identify if the profile of the students defined in the Educational Projects of the Courses of Library Science of the Universities of Southern Brazil are in conformity to the recommendations of the National Curriculum Guidelines; verify if the skills and abilities mentioned in the Educational Projects of the Courses of Library Science of these Universities are in conformity to the recommendations of the National Curriculum Guidelines; to compare the profiles, skills and abilities proposed by the Educational Projects of Librarianship Courses of Southern Brazil. The research conducted was qualitative and quantitative, and was based on Bardin#s content analysis technique (2004). The profiles, skills and abilities of the students proposed for graduates of courses in Library Science of the States of Paraná (Universidade Estadual de Londrina # UEL), Santa Catarina (Universidade Federal de Santa Catarina # UFSC and Universidade do Estado de Santa Catarina # UDESC) and Rio Grande do Sul (Universidade Federal do Rio Grande do Sul # UFRGS and Fundação Universidade Federal de Rio Grande # FURG) were analysed. The study was based on Delors et al. (2000) with regard to education. With regard to the sociology of the professions, was based on the theories of Freidson (1998) and Abbott (1988). The conclusions of the investigation state that these courses used the recommendations of the National Curriculum Guidelines for Librarianship courses in Brazil as a reference for the development of their Educational Plans. But the profiles offered by these courses are not limited to these guidelines, presenting other characteristics, such as: pro-activity, ability to work in many environments, training for the exercise of citizenship, ability to communicate and competitiveness. As the skills and abilities of graduates, the courses of the UEL, the UFSC and FURG follow the recommendations of the Mercosur Educational Agreement for Librarianship Courses, with respect to skills and abilities desirable for graduates of this area. We hope that the results presented in this research may contribute to other studies and to new analysis of Librarianship Education in Brazil. en
dc.format.extent 121 f.| grafs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Florianópolis pt_BR
dc.subject.classification Ciência da informação pt_BR
dc.subject.classification Biblioteconomia pt_BR
dc.subject.classification Estudo e ensino (Superior) pt_BR
dc.subject.classification Brasil, Sul pt_BR
dc.subject.classification Projeto pedagógico pt_BR
dc.subject.classification Profissionais da informação pt_BR
dc.title O ensino de biblioteconomia na região sul do Brasil: análise dos projetos pedagógicos dos cursos à luz das diretrizes curriculares nacionais pt_BR
dc.type Dissertação (Mestrado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
269321.pdf 670.6Kb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar