Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos
Show simple item record
dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Forcellini, Fernando Antônio |
pt_BR |
dc.contributor.author |
Moeckel, Alexandre |
pt_BR |
dc.date.accessioned |
2012-10-24T06:51:55Z |
|
dc.date.available |
2012-10-24T06:51:55Z |
|
dc.date.issued |
2012-10-24T06:51:55Z |
|
dc.identifier.other |
272136 |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92218 |
|
dc.description |
Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O objetivo deste trabalho é sistematizar conceitos e práticas para apoiar a gestão da informação na fase de planejamento estratégico de produtos, notadamente na gestão de portfólio. Neste contexto é comum a tomada de decisões de grande impacto sem o devido entendimento, seja pelo acesso à informação de baixa qualidade, por desconhecimento de causa ou imposição de idéias. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos caracteriza-se como levantamento. Foram envolvidos profissionais de planejamento e gestão de projetos, de listas de discussão em maioria vinculadas a capítulos brasileiros do Project Management Institute (PMI). É analisada a conjuntura das fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos; são identificados requisitos de uma estrutura de apoio ao pré-desenvolvimento de produtos, bem como recursos de groupware aplicáveis a esta macrofase; verifica-se como se dá o planejamento estratégico de produtos e a gestão de portfólio em empresas brasileiras, com atenção especial para os aspectos qualidade da informação, gestão do conhecimento e colaboração; e são propostas adequações nas atividades realizadas na fase de planejamento estratégico de produtos e nos processos envolvidos na gestão de portfólio. A essência das propostas foi avaliada e aprovada, por meio de enquete associada à navegação por um ambiente Web, que foi implementado para descrever o conteúdo envolvido. Dentre as contribuições originais deste trabalho, merece destaque a consideração da qualidade da informação no contexto decisório do planejamento estratégico de produtos, tendo em vista que o problema de acessar informação insuficiente, equivocada ou desatualizada é pouco abordado na literatura sobre o desenvolvimento de produtos. |
pt_BR |
dc.format.extent |
219 f.| il., grafs., tabs. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Engenharia mecânica |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Gestão de projetos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Inovações tecnológicas |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Projeto de produto |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Produtos novos |
pt_BR |
dc.subject.classification |
Planejamento |
pt_BR |
dc.title |
Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos |
pt_BR |
dc.type |
Tese (Doutorado) |
pt_BR |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show simple item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar