Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos

DSpace Repository

A- A A+

Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Forcellini, Fernando Antônio pt_BR
dc.contributor.author Moeckel, Alexandre pt_BR
dc.date.accessioned 2012-10-24T06:51:55Z
dc.date.available 2012-10-24T06:51:55Z
dc.date.issued 2012-10-24T06:51:55Z
dc.identifier.other 272136 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/92218
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, Florianópolis, 2009. pt_BR
dc.description.abstract O objetivo deste trabalho é sistematizar conceitos e práticas para apoiar a gestão da informação na fase de planejamento estratégico de produtos, notadamente na gestão de portfólio. Neste contexto é comum a tomada de decisões de grande impacto sem o devido entendimento, seja pelo acesso à informação de baixa qualidade, por desconhecimento de causa ou imposição de idéias. A pesquisa tem natureza aplicada, abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é descritiva, e quanto aos procedimentos técnicos caracteriza-se como levantamento. Foram envolvidos profissionais de planejamento e gestão de projetos, de listas de discussão em maioria vinculadas a capítulos brasileiros do Project Management Institute (PMI). É analisada a conjuntura das fases iniciais do processo de desenvolvimento de produtos; são identificados requisitos de uma estrutura de apoio ao pré-desenvolvimento de produtos, bem como recursos de groupware aplicáveis a esta macrofase; verifica-se como se dá o planejamento estratégico de produtos e a gestão de portfólio em empresas brasileiras, com atenção especial para os aspectos qualidade da informação, gestão do conhecimento e colaboração; e são propostas adequações nas atividades realizadas na fase de planejamento estratégico de produtos e nos processos envolvidos na gestão de portfólio. A essência das propostas foi avaliada e aprovada, por meio de enquete associada à navegação por um ambiente Web, que foi implementado para descrever o conteúdo envolvido. Dentre as contribuições originais deste trabalho, merece destaque a consideração da qualidade da informação no contexto decisório do planejamento estratégico de produtos, tendo em vista que o problema de acessar informação insuficiente, equivocada ou desatualizada é pouco abordado na literatura sobre o desenvolvimento de produtos. pt_BR
dc.format.extent 219 f.| il., grafs., tabs. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.subject.classification Engenharia mecânica pt_BR
dc.subject.classification Gestão de projetos pt_BR
dc.subject.classification Inovações tecnológicas pt_BR
dc.subject.classification Projeto de produto pt_BR
dc.subject.classification Produtos novos pt_BR
dc.subject.classification Planejamento pt_BR
dc.title Sistematização da gestão de portfólio na fase de planejamento estratégico de produtos pt_BR
dc.type Tese (Doutorado) pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
272136.pdf 5.808Mb PDF Thumbnail

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar